O que acontece com seu corpo quando você escala?

Quem pratica já sabe que a escalada é uma das atividades físicas mais árduas para o corpo humano. A combinação de força, equilíbrio e inteligência espacial necessária para escalar vias aparentemente difíceis, às vezes expostas, não é fácil de entender.

Ou seja, o que exatamente o corpo humano suporta, e como ele responde para tornar possível uma escalada? Quais músculos fazem o trabalho mais difícil, quais partes do corpo carregam mais peso e qual a alavancagem desses grupos musculares maximiza a eficiência quando mais importa?

Shauna Coxsey explica

A patrocinadora de uma das maiores escaladoras da atualidade, Shauna Coxsey, lançou recentemente um vídeo procurando desvendar os segredos da cinesiologia da escalada. Escaladora competitiva mais premiada da história da Inglaterra, Coxsey explica com gráficos e princípios de física.

No vídeo, Coxsey explica completamente como cada parte do corpo (literalmente) puxa seu próprio peso durante uma subida. A escaladora explica exatamente o que seus músculos e ligamentos estão passando, bem como estratégias de recuperação após uma escalada rigorosa. Além disso, Shauna também detalha por que os escaladores precisam se mover de certas maneiras para tornar possíveis subidas particulares.

A quantidade de informações estilizadas incluídas neste vídeo de cinco minutos é impressionante, pois as ilustrações gráficas incorporadas mostram um retrato claro de como o corpo humano permite que os escaladores lidem com sua movimentação.

O vídeo pode ser assistido no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.