O primeiro passo para superar eventos traumáticos na escalada

As psicoterapias orientadas ao corpo enfatizam a importância de incluir o corpo ao fazer processos terapêuticos. Hakomi é um desses métodos. Em seu livro Body-Centered Psychotherapy: The Hakomi Method, Ron Kurtz diz: “Assim como o primeiro passo de uma jornada é mais significativo para a direção que anuncia do que a distância que cobre, nossos primeiros padrões são importantes porque estabelecem o curso que moldou tudo o que se seguiu e, finalmente, se tornou a forma e o estilo do eu que somos hoje“. Em outras palavras, as experiências iniciais da vida moldam quem nos tornamos, assim como o primeiro passo em uma jornada determina sua trajetória.

Experiências traumáticas precoces de infância “congelam” em nossa fisiologia e psicologia. Quando as crianças experimentam trauma, eles desenvolvem mecanismos de enfrentamento. Esses mecanismos de enfrentamento se manifestam no corpo como a própria fisiologia e na mente como a psicologia de alguém. Trabalhá-los exige uma mudança de atenção.

Ser criticado por fazer algo estúpido pode ser um evento traumático para crianças. “Você é estúpido” é diferente de “Você fez algo estúpido”. O primeiro rotula as crianças de forma fixa. Ensina às crianças que estúpido é parte de sua identidade. Focar na identidade desencadeia uma tendência a evitar o estresse e molda as crianças para serem pessoas que não se envolvem bem em situações de aprendizagem. O último, “Você fez algo estúpido”, foca no comportamento. As crianças sentem que podem aprender e crescer a partir de seus erros quando seu comportamento, e não sua identidade, é criticado. Concentrar-se no comportamento desencadeia o desejo de envolver o estresse e torna as crianças pessoas que desejam participar de situações de aprendizagem.

Existe uma forte tendência em nossa sociedade de se concentrar na identidade em vez de comportamento. Concentrar-se na identidade tende a estar associado à motivação da meta final, ao mesmo tempo que o foco no comportamento tende a estar associado à motivação baseada na aprendizagem. Quando nossa identidade é criticada, ela cria uma intenção que nos deixa focados no objetivo final à custa do momento presente. Isso nos ensina a lutar por realizações futuras em vez de aprender. Nós colocamos em movimento uma vida de luta por uma futura realidade que desejamos que existisse agora. Depois de uma vida viva assim, chegamos ao nosso leito de morte, lamentando não estar presente durante nossas vidas.

Foto: Mathew Corbisiero | http://www.dailymail.co.uk

Uma motivação baseada na aprendizagem desencadeia uma jornada de presença. Nesta jornada, nos concentramos no comportamento. Quando um evento acontece, estamos curiosos sobre como nos comportamos para que possamos descobrir os elementos de aprendizagem. O que fizemos bem? O que ainda precisamos aprender? Estas são questões que direcionam nossa atenção de forma diferente, longe da identidade e do esforço. Não estamos correndo para o futuro; estamos prestando atenção sobre a situação atual em que estamos envolvidos. Depois de uma vida de viver dessa maneira, chegamos a nosso leito de morte sem arrependimento. Vivemos cada dia prestando atenção ao que fazíamos.

Essas mesmas tendências se aplicam à nossa escalada. A motivação por realização desencadeia um primeiro passo que enfoca nossa atenção nos resultados finais. Então, cada passo depois segue com a mesma motivação. Um foco na realização insinua que algum tempo futuro é mais importante do que hoje, então nós nos esforçamos para o objetivo futuro. Nós olhamos para a via para pensar sobre o nosso plano de escalada. Nós esperamos que os crux sejam difíceis e tememos que eles nos bloqueiem. Começamos a acreditar que não seremos capazes de chegar ao futuro melhor que desejamos. Então, esperamos cair ou ter dificuldade em vários lugares para confirmar o que acreditamos. Nos tornamos ansiosos porque nossa atenção está focada em uma realidade futura que nunca chega.

Uma motivação baseada em aprendizagem desencadeia diferentes passos para a nossa escalada. Queremos envolver experiências de aprendizagem e sabemos que elas existem no momento presente, durante a própria experiência de escalada. Nós olhamos para o percurso e pensamos em nosso plano de escalada. Nós identificamos onde o crux, assim como o escalador motivado pela meta, mas porque estamos baseados no aprendizado, nossa atenção está focada no nosso esforço. O crux provavelmente será difícil, mas esperamos exercitar esforços para lidar com isso. Fazer isso permite que a experiência determine o que é possível para nós. Podemos estar no meio de uma situação estressante, mas estamos em paz lá.

Seja criando crianças ou escalando, concentrar-se na identidade e na realização é uma proposta perdedora. Nos apressamos em direção a uma realidade futura em que desejamos desesperadamente chegar, mas nunca chegamos lá; nunca chegamos. Aqui e agora é a única realidade. Perceber isso nos ajuda a relaxar e a curtir nossas lutas. O que é necessário é a consciência de experiências traumáticas que criaram nossa identidade e moldaram quem somos. A partir dessa consciência, podemos conscientemente escolher mudar nosso foco de identidade para comportamento. Fazer essa escolha muda como focamos nossa atenção, que começa a destravar nosso corpo e nossa mente. Ela desencadeia o primeiro passo que determina a trajetória futura da jornada da nossa vida e como seremos moldados por ela. Então, podemos olhar para trás para nossas vidas sem arrependimento. Nós fizemos o nosso melhor esforço e isso é tudo o que poderíamos ter feito.

Dica Prática: O desejo do esforço

As metas são necessárias para que se oriente, mas os resultados estão fora de seu controle. Portanto, não crie expectativas nos resultados, deseje exercer o esforço. Faça isso identificando em que se esforçará durante a expectativa de escalada. Este são os “processos intencionais” do Caminho do Guerreiro (livro de lições expressas).

Assim, quando alcançar um resultado pergunte-se:

  • O que fiz bem?
  • O que devo seguir aprendendo?

Enfrentar suas lutas desta maneira manterá a atenção voltada no que pode controlar: Seu comportamento. Finalmente, estará em paz durante as vivências da escalada, assim como, na viagem da sua vida.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.