O mistério da primeira ascensão do Everest

No livro The Third Pole, Mark Synott discute a possível recuperação da câmera de Andrew Irvine por montanhistas chineses em 1975. Sim, novamente alguém retorna na inacabável história, enfim, confira o mistério da primeira ascensão do Everest.

O mistério da primeira ascensão do Everest

É de conhecimento publico que em junho de 1924, George Mallory e Andrew Irvine desapareceram a mais de 8.500 metros nas encostas do Everest. As circunstâncias de sua morte seguem uma incógnita e o pior, principalmente para os britânicos, não há indicação definitiva de que eles não tenham ido até o topo antes de desaparecer.

Passados os anos, novos desafiadores surgiriam e em 1953 o neozelandês Edmund Hillary e nepalês Sherpa Tenzing Norgay alcançaram o cume.

Décadas depois, Mallory foi encontrado em 1999, Irvine ainda não foi encontrado. Ou seja, o mistério permanece porque foi Irvine quem carregou a câmera que poderia acabar com o mistério. Se os dois britânicos chegaram ao topo, certamente filmariam seu sucesso.

A teoria da interferência chinesa no caso

Foto: Ryoji Iwata /Unsplash

Foto: Ryoji Iwata | Unsplash

Em um artigo recente publicado pela Salon, Mark Synnott comenta as teorias e demonstra ser um interessado nesse assunto. O americano, que escalou o Everest em busca do corpo de Irvine em 2019, teria encontrado o rastro de informações importantes.

O mistério dentro do mistério é datado de 1975, pois uma expedição chinesa teria encontrado o corpo de um montanhista estrangeiro, a quase 8.200 metros. Especialmente na época, não havia relatos de mortes em alturas tão grandes além da dupla britânica. Se Mallory foi encontrado em 1999, fica a dúvida: será que Irvine foi o corpo encontrado em 1975? Fato é que se sim, a câmera poderia estar com o corpo e logo salva pelos chineses.

E “sabemos que não havia ninguém além de Mallory e Irvine que havia morrido tão alto na montanha”, comenta em uma passagem Synott.

E aí vem o não tão mind-blowing assim, mas de certa forma curioso. Enfim, se na câmera demonstrasse o sucesso de Irvine e Mallory em 1924, a primeira subida do Everest pela encosta norte seria dos britânicos e não dos chineses. Razão suficiente para esconder a existência desta câmera?

A maioria das pessoas interessadas no assunto em meados da década de 1970 não existe mais. Contudo, resistem as perguntas: devido a uma eventual prova, valeria a pena evitar a descoberta do corpo aos olhos do mundo?

Toda essa especulação só aumenta o mistério em torno do desaparecimento de Irvine e Mallory. Aguardamos cenas dos próximos capítulos.

Foto destaque: Jake Norton

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.