O Incêndio na Serra da Mantiqueira

Um dos principais locais de prática de montanhismo no Brasil está sofrendo um Incêndio devastador. Ainda não há dados oficiais divulgados pelas autoridades a respeito do tamanho do estrago.

A tradicional travessia da serra fina, teve boa parte dela impactada. Bombeiros e forças armadas, além de vários voluntários locais, estão ajudando no combate ao fogo.

Por outro lado muita desinformação foi despejada irresponsavelmente nas redes sociais. Notícias falsas todas de fontes fidedignas (mas que nunca são reveladas) aparecem todos os dias.

O fogo atingiu a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, sob gestão do ICMBio, que engajou equipes de brigadistas no combate, principalmente do lado mineiro.

De acordo com o último boletim oficial do ICMBio sobre o incêndio, a causa do fogo não é natural e o órgão investiga as possíveis origens, sendo uma das principais suspeitas a de que tenha sido o descuido com uma fogueira ou mesmo um balão.

Ainda não há certeza do que realmente foi o causador do incêndio. Tudo são hipóteses que estão sendo investigadas pelas autoridades. Qualquer informação não oficial divulgadas por auto intitulados especialistas é mera especulação. Em outras palavras: se não é oficial, é mentira.

O boletim informa ainda que do lado mineiro foi considerado controlado o único foco persistente, mas as equipes manterão o monitoramento em caso de reignições. Do lado paulista, os bombeiros seguem no combate dos focos remanescentes, os quais são considerados pequenos pelas autoridades responsáveis.

No episódio de hoje vamos falar sobre o incêndio na Serra da Mantiqueira, e o que se sabe sobre suas causas.

Participantes

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MantiqueiraBem ⛰️ (@mantiqueirabem) em

  • Juliane Januncio
  • Livia Garlipp (17:46) | @liviaescobar
  • Eduardo (28:58)
  • Andressa Almeida (38:09)

Onde escutar

Neste novo episódio do MontanhaCast, abordaremos sobre o que é, e o que não é, empreendedorismo e como aplicar os conceitos para explorar qualquer negócio comercialmente.

Você pode escutar o MontanhaCast no iTunes, Deezer, Spotfy, Google Podcasts ou simplesmente clicando no player no topo do artigo ou no player abaixo.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.