O impacto ecológico da escalada no meio ambiente

Quase todas as atividades da espécie humana têm impacto ambiental. Além disso, do ponto de vista da biologia evolutiva, o ser humano há muito deixou de contribuir para as redes ecológicas do mundo natural. Por alguma razão que nos transcende, nossas ações tornaram-se excessivamente predatórias, antropocêntricas e inconscientes com a saúde dos ecossistemas. Paradoxalmente, essa ação é frequentemente aplicada à nossa busca pela natureza.

Quando deixamos para trás o zumbido mecânico da cidade, entramos nos domínios ainda livres da pressão humana. A escalada ainda faz parte dessa inconsistência. Não intencionalmente, o processo que nos leva às cadenas de uma via, que libera todos os tipos de sensações positivas, deixa uma marca não tão positiva nos componentes bióticos e abióticos das áreas de escalada.

Foto: http://cruxcrush.com

Nos últimos anos, a escalada esportiva vivencia um aumento potencial no número de pessoas interessadas em ingressar na atividade. Um importante indicador é o aumento em lojas técnicas que vendem equipamentos para a atividade. Outro exemplo do dinamismo que a atividade apresenta é a construção de novas paredes de escalada, organização de campeonatos, além da abertura de novas mídias dedicadas à divulgação e à informação dessa atividade.

A implementação de espaços específicos para o desenvolvimento foi bem recebida pela comunidade. Estes espaços tornaram-se importantes polos de desenvolvimento da escalda como esporte. Devido à natureza destes espaços, cada um contribui diferentemente para o treinamento de atletas em geral e especificamente de escaladores.

“Essa notória expansão sustenta-se, entre outros aspectos, pela necessidade de uma compensação do estilo de vida urbano que acarreta no indivíduo um grande e intenso desejo de aproximar-se e interagir com o ambiente natural, fugindo das rotinas diárias, do estresse da grande cidades, que desejam respirar ar fresco e redescobrir a si mesmas. Para procurar sensações fortes, testar limites pessoais, percorrer espaços inusitados ou enfrentar qualquer risco que a natureza lhes apresente. Estas são algumas das causas que motivaram esta explosão de atividades físicas e esportivas na natureza”. (Barn and Baena)

Tudo o que foi dito leva-nos a pensar que o fato do crescimento do número de escaladores também implicará na abertura de novos locais de escalada, uma vez que o número de equipamentos também cresce. Estamos conscientes de que as possibilidades de abrir novos locais de escalada são praticamente infinitas. É também um fato que o aparecimento de novas áreas de escalada se tornou um tema a ser debatido pela comunidade de escalada.

Um estudo sobre os efeitos da recreação na natureza sobre a vida selvagem mostra que os impactos das pessoas sobre a diversidade de habitats são bastante amplos (Boyle e Samson, 1985). Por exemplo, os escaladores podem gerar perturbações ou deslocamentos em aves de rapina que nidificam e em outras espécies que ocupam as falésias como parte de seu habitat (Boyle e Samson, 1985).

No Chile, entre as aves de rapina mais comuns em nossas áreas de escalada estão condores, tucuqueres, corujas, águias, águias e falcões peregrinos. Muitos outros são pássaros menores que compartilham falésias e áreas adjacentes com aves de rapina. Além disso, nos mamíferos podemos ver morcegos, vizcachas e outros pequenos roedores. A lista continua a se espalhar com lagartos e várias espécies de insetos. Seria uma mentira afirmar que a escalada não afeta essa diversidade de espécies nas áreas equipadas de uma maneira ou de outra.

Um estudo de Camp e Knight (1998), que enfocou os efeitos da escalada em comunidades de aves em uma área na Califórnia, estado dos EUA, mostra que a escalada afeta negativamente a abundância e o comportamento das aves residentes. Neste estudo, as aves usaram as falésias e locais adjacentes para alimentar, nidificar e proteger-se de seus predadores. Juntos foram os mais afetados em locais onde a escalada foi mais intensa (Camp e Knight, 1998). Embora soe alarmista, a presença de escaladores em áreas de escalada altera o comportamento, a distribuição espacial e o uso do habitat da fauna indígena.

Enquanto a vida selvagem é indiretamente impactada, isto é, seus habitats e comportamento são afetados, a flora das áreas de escalada é também alterada diretamente. Ao equipar e “limpar” uma rota, muitas vezes as espécies que crescem nas faces das paredes são literalmente mutiladas. Estas espécies, que incluem uma variedade de líquenes, ervas, arbustos, cactos e árvores, têm muito poucas hipóteses de recuperação devido à subsequente e constante erosão gerada pelos escaladores. Um exemplo dessa situação é relatado por McMillan e Larson (2002), que estudaram os efeitos da escalada em uma área de escalada em Ontário, estado do Canadá.

Entre outros achados, o estudo descobriu que diversidade, porcentagem de cobertura, a riqueza de espécies e a diversidade de espécies de plantas é menor em paredes com maior intensidade de escalada. Os resultados desta pesquisa sugerem que a escalada tem efeitos negativos significativos na comunidade de plantas das paredes de escalada. Além disso, na base das paredes e em áreas adjacentes, a flora é afetada da mesma maneira. Os trabalhos de Camp e Knight (1998) e Müller et al. (2004), por exemplo, mostram que também na base das paredes a riqueza e densidade de espécies de plantas é menor em áreas mais escaladas.

Todos os autores supracitados sugerem a implementação urgente de planos de conservação e manejo da flora em áreas de escalada. Os resultados desta pesquisa sugerem que a escalada tem efeitos negativos significativos na comunidade de plantas das paredes de escalada.

Trabalhos citados

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.