O IFSC contempla alternativas para as últimas vagas para Olímpiadas de Tóquio

As últimas vagas para as competições de escalada esportiva dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (adiadas para o verão de 2021) podem ter um desfecho inesperado. As vagas foram inicialmente atribuídas aos vencedores dos campeonatos continentais da Europa, Ásia, África e Oceania.

No entanto, se o COVID-19 finalmente não permitir que essas competições sejam realizadas, as provas afetadas sairiam do Campeonato Mundial Hachioji 2019. A informação foi dada em comunicado da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

Na última sexta-feira, 2 de outubro, o Conselho de Diretores do IFSC realizou uma reunião extraordinária para discutir a situação em relação aos quatro campeonatos continentais restantes. As provas qualificariam um atleta masculino e feminino de cada continente para os próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Como pandemia continua a complicar a organização de eventos em nível internacional e os eventos futuros de competições de escalada estão por um fio, o IFSC se adiantou e já divulgou as regras e os atletas que receberão as vagas de acordo com seu rendimento esportivo.

Diante desta situação, o IFSC decidiu:

  1. O cronograma do sistema de qualificação aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em abril de 2020 não deve ser modificado.
  2. Se os eventos classificatórios continentais, de acordo com o sistema de qualificação aprovado pelo COI, não puderem ser realizados após 2020, as vagas restantes deverão ser realocadas através do ranking dos Campeonatos Mundiais realizados em Hachioji (Japão).
  3. As comissões continentais e os organizadores das provas implantarão todas as medidas e protocolos necessários para garantir a saúde e segurança de todos os atletas, delegações, juízes e equipas envolvidas. Por isso, cada comitê continental deve organizar uma teleconferência com suas respectivas federações para explicar todos os procedimentos e regulamentos que serão colocados em prática.
  4. O IFSC manterá contato próximo com organizações de teste e autoridades locais para garantir que o país anfitrião não imponha viagens e restrições de acesso que impeçam a participação de qualquer delegação.

Os oito escaladores que poderiam conseguir as vagas são:

  • Europa: Jernej Kruder (Eslovênia) e Ievgeniia Kazbekova (Ucrânia)
  • África: Calrin Curtis e Rachelle de Charmoy (ambos da África do Sul)
  • Ásia: Jongwon Chon e Chaehyun Seo (ambos da Coreia do Sul)
  • Oceania: Campbell Harrison e Oceania MacKenzie (ambos da Austrália)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.