O código de conduta em ambientes outdoor para apaixonados em redes sociais

Você sabe o que é um código de conduta? Um código de conduta é um conjunto de regras que serve para orientar e disciplinar o comportamento de um determinado grupo de pessoas.

Se no caso dos praticantes de esportes de natureza, estabelecer normas, assumimos perante a população em geral nossas responsabilidades éticas sociais e ambientais. Atualmente é comum verificarmos diversos pequenos desrespeitos a toda e qualquer regra de convívio social em trilhas, locais de escalada, refúgios de montanha e em todos os lugares que se praticam esportes outdoor.

Goste ou não, a mídia social está aqui para ficar, então devemos tentar torná-la uma coisa boa. Como nos comportamos fora e compartilhamos on-line faz a diferença entre bom e ruim. A principal distinção a fazer é entre o prazer responsável e irresponsável.

Que já existiam pessoas com educação deficitária, entendimento deturpado do que é ética e desrespeito total por qualquer ser humano e despreparo de viver em sociedade, todos nós já sabíamos. Mas o surgimento de redes sociais aumentou a percepção da existência destas pessoas drasticamente.

A iniciativa deste artigo é colocar parâmetros aceitáveis de uso de redes sociais e comportamentos durante a sua atividade na montanha. O fato é que as redes sociais não são um monstro, como muitos pensam. Portanto sabendo ser usada e buscando sempre o equilíbrio para tudo é possível.

Não seja inocente

As redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Grupos de WhatsApp não são o melhor lugar para perguntar a estranhos se um destino é recomendado, seguro ou barato. Consulte os melhores e mais confiáveis guias impressos e sites temáticos.

Os clubes de montanha também oferecem informações de qualidade aos seus membros. Qualquer pessoa com um pouquinho de reflexão já deve ter percebido que as pessoas pararam de ser elas mesmas nas redes sociais (ou nunca foram).

Portanto, para se informar procure valorizar quem se dedica a isso. Da mesma maneira que em um local desconhecido você não pergunta informações a qualquer pessoa, o mesmo deve ser feito nas redes sociais, pois atualmente as pessoas não se sentem confortáveis em mostrar quem são de verdade e suas personalidades autênticas.

Fique atento e seja bem crítico e cético com o que o que as pessoas compartilham. Geralmente é o que elas querem que os outros vejam e não quem elas realmente são. Lembre-se que em um ambiente que ninguém é verdadeiramente, para manter uma mentira, são necessárias várias outras mentiras. Inclusive em uma informação a você.

Aproveite o momento

O ato de tirar uma foto, ou gravar um rápido vídeo, existe há algum tempo. Isso é comum e todos concordamos que é bom para recordarmos mais tarde. Entretanto, fazer lives, vlogs ou o que seja já é exagerado.

Ficar concentrado em apenas documentar uma caminhada, trekking ou qualquer outra atividade, é evidenciar que está mais preocupado em mostrar aos outros que foi a algum local do que efetivamente está lá.

Sociólogos e psicólogos alertam que, com o desejo de fotografar, filmar e tirar selfies contínuas, você está perdendo a oportunidade de se concentrar em momentos irrepetíveis, com valor muito mais pessoal e íntimo do que mostrar nas redes sociais.

Tenha bom senso

Se possui o hábito de procurar pareceria para a sua atividade com convites genéricos em redes sociais, muito provavelmente demonstra que não possui apreço por sua integridade física.

Para viagens ou atividades esportivas na montanha, ou algum lugar de escalada, que possui um certo grau de risco de acidentes, não confie na primeira pessoa que te procure para ir escalar.

Da mesma maneira que não sai contando dinheiro na rua, empresta a senha de seu cartão a um desconhecido, não saia oferecendo, ou recebendo, ajuda para qualquer atividade com alguém que não conheça.

Desconecte-se

Deixar o celular de lado e ignorar ligações, notificações do e-mail e deixar de postar nas redes sociais por algumas horas pode ser muito benéfico para aproveitar a atividade a que se dispôs a realizar.

Desde o momento que sair de casa, estabeleça limites e proponha-se a estar desconectado. Como o mundo não gira a seu redor, por mais que você sinta o contrário, ele não irá parar somente porque você desconectou.

Ir fazer alguma atividade na natureza, inclusive, é uma maneira prática de verificar se possui o distúrbio FOMO (fear of missing out).Este distúrbio é o medo psicológico de estarmos perdendo alguma informação, caso nossa bateria caia ou estejamos fora da área de cobertura.

A síndrome, descrita pela primeira vez em 2000, por Andrew Przybylski e Patrick McGinnis, é um dos principais sintomas de que alguém está viciado em redes sociais e pode causar desde angústia e mau humor até depressão.

Todos estes comportamentos são resultantes da angústia causada pela insegurança de viver offline e podem gerar ansiedade, estresse, mau humor, desconforto ou mesmo depressão. Portanto, use o seu trekking, hiking, escalada, Mountain Bike, ou qualquer que seja a modalidade, para combater esta síndrome e aprender a viver o momento.

Não prejudique a experiência de outros usuários

Outras pessoas têm os mesmos direitos que você no ambiente outdoor, que é para apreciar as vistas e os sons da natureza sem distrações indevidas. Música alta, drones, brincadeiras, linguagem, risadas ou gestos inapropriados são exemplos comuns de coisas que podem prejudicar a experiência dos outros.

Procure ser cortês com outros usuários e respeite o local. Lembre-se de pensar não apenas em si mesmo, mas nos outros ao seu redor, outras pessoas fora da sua vista que talvez não saiba que existem e aqueles que virão mais tarde ao mesmo lugar. Nunca assuma que alguém vai limpar depois de você ou que suas ações não têm consequências.

Pode ser tentador dobrar ou ignorar um regulamento para obter a foto perfeita ou fugir da multidão. Lembre-se que ser bom exemplo em rede social também é responsabilidade sua. Procure ganhar o respeito e aprovação das pessoas ao seu redor para depois ganhar todos os seguidores que quiser.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.