O censo de montanhistas: Qual a real importância de saber o perfil dos praticantes?

Desde os primeiros dias do ano, capitaneado por Giselle Melo (presidente da FEMEMG), está sendo realizado o Censo Montanhismo 2020. O objetivo é, de uma certa maneira, é fornecer informações sobre aspectos socioeconômicos a respeito dos praticantes do esporte no Brasil.

Nos EUA e Europa, por exemplo, este tipo de iniciativa é frequentemente realizada para mensurar o potencial da indústria de esportes de natureza. Com estes dados, é possível planejar investimentos em eventos, estabelecimentos e, obviamente, tipos de equipamentos.

No Brasil, por causa de vários aspectos culturais dos praticantes de montanhismo e escalada em território nacional, possuem números pouco críveis. Já foram realizados outros cinco censos, sendo o primeiro em 1998 e o último em 2015.

Aspectos usuais como como etnias, grupos informais, identidade de gênero, praticantes individuais e praticantes com deficiências foram pesquisados. Além disso, será levantado outros aspectos para que seja traçado um perfil médio dos praticantes.

O resultado do censo de montanhistas será público.

Qual a real importância?

Para quem se pergunta os reais motivos que fabricantes não investem em determinada modalidade, assim como porque certos eventos não são realizados no Brasil, a resposta é simples: o mercado não sabe quem são de fato os praticantes de escalada.

Para muitos, em geral pessoas com horizonte curto ou espírito mesquinho, o esporte de montanhismo deve permanecer de nicho. Um censo demográfico facilitaria, por exemplo, realização de ventos que não sejam necessariamente dependentes de verba pública ou mesmo evitar que, caso já sejam realizados, sejam sempre nos mesmos lugares.

Um censo demográfico é um estudo estatístico referente a uma determinada população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas.

Assim, são recolhidos, agrupados e publicados dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os praticantes de um país ou território. Fornecendo assim informações que permitem avaliar a evolução do quantitativo da população ao longo do um determinado, mostrando crescimento e decréscimo da população a nível municipal, estadual e federal.

Para participar acesse: https://forms.gle

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.