O campeão Olímpico: Quem é Alberto Ginés López?

O escalador espanhol Alberto Ginés López participou de 16 competições da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) como preparação para as Olimpíadas de Tóquio. Assim, boa parte de seu sucesso inesperado (ao menos para a crítica especializada) foi planejado no que em cobertura futebolística é conhecido como ‘correr por fora’.

Para se ter uma ideia e que seu título olímpico não foi obra do acaso, ou apenas sorte, o vice-campeão, de todos os outros 39 atletas olímpicos, fez apenas a metade disso. Na última Copa do Mundo, antes da etapa de Briançon em julho desse ano, o espanhol ficou em 7º lugar e foi o único atleta olímpico a participar.

Alberto Ginés López

Em sua carreira em competições juvenis, Lopez conquistou nove medalhas de ouro na European Youth Cup, distribuída entre bouldering e vias guiadas (sua categoria mais forte). Alberto também conquistou a prata e o bronze na Copa do Mundo para adultos do IFSC e conquistou um quinto lugar duas vezes na curta temporada de vias guiadas de 2021.

Resumindo: não foi a toa que chegou às Olimpíadas e subiu ao pódio. O montanhista Kilian Jornet e o escalador Alex Honnold foram os primeiros a se render ao sucesso de Ginés com vários elogios depois da prova de escalada de velocidade.

Quem é Alberto Ginés López?

Alberto Ginés López

No momento que está sendo publicado esse artigo, Alberto Ginés López tem apenas 18 anos e nasceu em 23 de outubro de 2002 (portanto, pertence à Geração Z, já vieram ao mundo quando celulares e internet já faziam parte do cotidiano global). O espanhol começou a escalar com apenas 3 anos, pois seus pais já eram escaladores e se dedicavam ao esporte, quando seu pai o levou a uma parede de escalada que ficava num estacionamento de Cáceres.

Seus pais moravam em Sant Cugat del Vallés, província de Barcelona repleta de escaladas incríveis e é nesse lugar que Alberto aprendeu e aperfeiçoou suas habilidades na escalada, especialmente na rocha. Até os 10 anos de idade, López se dedicava apenas à escalada em rocha.

Alberto Ginés López

Tudo mudou em 2013, com 10 anos de idade, quando conheceu o escalador e treinador profissional, David Macià em Rodellar. Macià ficou surpreendido com o repertório de movimento de Alberto Ginés López quando o viu escalar a via El Delfín (graduada como 7c+ francês) e decidiu treina-lo.

Aos 13 anos começou a competir internacionalmente e aos poucos foi afastando a rocha, afirmando que “Percebi que isso era o que realmente me apaixona e trocamos as viagens à rocha por viagens a paredes de escalada por toda a Europa”. Nessa época, em 2016, se mudou de Cáceres, cidade na região de Estremadura (oeste de Espanha) para Barcelona, para treinar na Centre d’Alt Rendiment Esportiu de Sant Cugat com a intenção de se preparar para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

Ele treinou em Sant Cugat e em uma parede de escalada em Hospitalet, esperando que o Centro de Alto Desempenho concluísse a instalação de uma parede de escalada. Em seu primeiro ano competindo na categoria sênior, em 2019, conquistou o bronze na Copa do Mundo e, na semana seguinte, a prata no Europeu.

Alberto Ginés López

A medalha de prata na competição de vias guiadas no Campeonato Europeu de Escalada, também considerada inesperada, foi quando Alberto Ginés López apareceu como destaque nas competições de escalada e “um dos escaladores mais promissores” do mundo. O espanhol foi destacado pela Forbes 30, que destaca os destaques nos esportes com menos de 30 anos.

No ano de 2021, Alberto Ginés López ganhou o formato combinado nas Olimpíadas de Tóquio, e entrou para a história do esporte como o primeiro escalador da história a ganhar uma medalha de ouro. David Maciá, seu treinador, admitiu a veículos de imprensa espanhóis que Alberto Ginés não era um dos favoritos, mas iria para o desafio sem fazer reservas.

David Maciá, a vitória da ciência e conhecimento

Alberto Ginés López

Enquanto López posava para os fotógrafos, respondia perguntas e mostrava a medalha, seu treinador David Maciá o observava com o orgulho de um professor cujo aluno aproveitou todas as aulas. Nas entrevistas o treinador espanhol reclamou da falta de instalações na Espanha (especialmente para escalada de velocidade, onde existe apenas uma em Pamplona) que os obrigou a uma peregrinação contínua de parede de escalada em parede de escalada.

As vitórias de Alberto Ginés López são fruto do conhecimento de David Maciá Paredes, que é autor de três livros sobre treinamento e planificação para escalada esportiva. Seus títulos “Planificación del entrenamiento en escalada deportiva“, “Entrenamiento en escalada deportiva” e “Entrenamiento Outdoor“, são consideradas obras obrigatórias nas prateleiras de qualquer pessoa que queira ostentar o titulo de “técnico de escalada”.

Maciá é formado em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña, em Barcelona, treinador nacional de atletismo certificado pela Real Federación Española de Atletismo e acessor-colaborador no Centre de Tecnificació d’Escalada Esportiva de Catalunya e treinador pessoal de escaladores e escaladoras desde 1997.

A partir de 2010 começou a se especializar na procura de talentos para a competição de escalada pela constituição e formação de vários grupos infantis em que se destacaram escaladores. Dentre os talentos descobertos por David Maciá, além do medalhista olímpico Alberto Ginés Lopez, estão Héctor Bazán, Cedric Junqué, Lau Macià, Lluc Macià, Rut Casas e Maria Benach. Atualmente é o personal trainer de Alberto Ginés, Lluc e Lau Macià.

Como professor, David Maciá ministrou inúmeros cursos de formação de treinadores em nível nacional espanhol e em várias federações regionais e internacionais em países como México, Portugal, Bélgica, Venezuela e EUA.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.