Novo simpósio da saúde do escalador é anunciado com autoridades mundiais da escalada

Após um retorno muito acima do esperado, a fisioterapeuta carioca Gabriela Saliba, conseguiu fechar os nomes para a realização de uma segunda edição do Simpósio Internacional da Saúde do Escalador. O evento irá acontecer dia 19 de novembro, desta vez com palestrantes europeus.

Dentre os nomes que participarão estão os alemães Volker e Isabelle Schoeffl, Christopher Lutter, o francês Laurent Vigouroux, Michael Simon, Gudmund Gronhaug e Udo “Udini” Neumann. Saliba, que recentemente apresentou sua dissertação de mestrado em fisioterapia utilizando escaladores como tema base, é uma das pessoas que mais trabalha para que a comunidade de escalada use cada vez mais a ciência na preparação e tratamentos dos escaladores do país.

A primeira edição aconteceu em meados de Abril deste ano foi virtual e contou com 10 convidados de Brasil, Argentina, Chile e Peru totalizando 9 horas de evento (todos os vídeos podem ser assistidos no canal de Gabriela Saliba). A segunda edição também será on-line (nos mesmos parâmetros do primeiro) com tradução simultânea para português e, ainda em negociação, também para espanhol.

Todas as palestras do evento ficarão disponíveis para serem visualizadas em VOD posteriormente.

Por que participar?

A segunda edição do evento oferecerá o que há de mais avançado em conhecimento científico para que, a médio e longo prazo, a preparação de escaladores no Brasil quebre o círculo vicioso de involução que o esporte vivencia há pelo menos 15 anos.

O esforço de Gabriela Saliba parece ter surtido efeito, analisando somente o currículo de cada palestrante:

  • Volker Schoeffl: Professor Adjunto de Trauma e Cirurgia Ortopédica da University Erlangen-Nuremberg. Está na medicina de esportes radicais, lesões de escalada, biomecânica da mão, medicina alpina e selvagem e cirurgia em países em desenvolvimento. Ele é chefe de seção do Centro de Medicina Esportiva em Klinikum Bamberg, Alemanha. Schoeffl é o médico da equipe de escalada alemã e da equipe alemã de skimountainering.
  • Isabelle Schoeffl: Médica e Mestre em Biologia e Ciências do Esporte. Seu foco de pesquisa é a biomecânica do sistema de polias da mão e a prevenção e tratamento de lesões em escaladores pediátricos e adolescentes.
  • Christoph Lutter: Trabalha como cirurgião ortopédico no Departamento de Traumatologia Esportiva e Ortopedia (com VolkerSchoeffl) em Bamberg, Alemanha. O departamento funciona como centro de referência para lesões relacionadas à escalada. Seu foco principal de pesquisa são lesões relacionadas à escalada nas extremidades superiores e na mão, especialmente no carpo e na mão média. Possui o Diploma in Mountain Medicine e o Diploma of Wilderness Medicine.
  • Laurent Vigouroux: Ph.D. em biomecânica e ciências do esporte, atualmente professor assistente no Instituto de Ciências do Movimento na Aix-Marseille Université. Atualmente usa análise biomecânica e modelagem biomecânica para avaliar variáveis ​​descritivas das tarefas de preensão (forças articulares e musculares) que são impossíveis de medir diretamente e ainda hoje desconhecidas. Seu trabalho resultou em publicações de mais de 20 artigos em revistas especializadas.
  • Michael Simon: Cirurgião ortopédico e traumático , fotógrafo e idealizador do trabalho de assistência médica de “Kinder- und Medizinhilfe Laos” (Projeto de Assistência Médica e Infantil do Laos).
  • Gudmund Gronhaug: Fisioterapeuta com doutorado em lesões crônicas na escalada, treinador e autor de diversos artigos científicos já publicados.
  • Udo “udni” Neumann: Formado em ciência do esporte e autor de livros considerados mandatórios, para quem procura saber mais sobre performance em escalada em rocha. Junto da literatura técnica de treinamentos, Neumann também lança vídeos sobre treinamento tanto para escaladores em vias guiadas como boulder. O alemão é uma das maiores, senão a maior, autoridade no assunto em repertório de movimentos e treinamento para escaladores.

O evento, como na última edição, irá realizar uma mesa redonda composta por fisioterapeuta e médicos para abordar diversos temas de interesse do público alvo, profissionais de saúde (fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e graduando destas áreas).

Para maiores informações: https://www.instagram.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.