Fora dos grandes centros de escalada (São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte) há uma dificuldade grande de se ter um ginásio de escalada. O retorno financeiro muito pífio faz a possibilidade de negócio.
No Rio Grando do Sul enfrente este probleminha. Embora conte com escaladores de nível internacional e muito fortes como Vinicius Todero e Thiago Bahlen, não tem um ginásio (que eu saiba) grande como a Casa de Pedra de São Paulo.
Porém , para quem procura novas possibilidades, está se inaugurando um novo muro de escalada por lá.
O novo muro da Associação Gaucha de Montanhista, será essa sexta-feira dia 06/11/2009.
Na HD Sports Center, acesso pela Rua Cristiano Fischer, a algumas quadras da PUCRS. Estacionamento no local a R$ 2,00.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.