Novas regras do IFSC para índice de massa corporal de atletas ficam mais rígidas

Há alguns anos a discussão de transtornos alimentares em atletas de escalada esportiva começou a ganhar relevância. A maioria dos transtornos alimentares (como anorexia nervosa ou bulimia nervosa) envolve o foco excessivo no peso, no formato do corpo e nos alimentos, levando a comportamentos alimentares perigosos.

A União Internacional de Associações de Montanhismo (UIAA) era quem administrava os campeonatos de escalada desde 1997. Quando houve a separação amigável entre os responsáveis pelos campeonatos e o UIAA foi criado a Federação Internacional de Escalada Esportiva em 2007.

A nova entidade gestora do esporte introduziu a exigência de exames de Índice de Massa Corporal (IMC) para abordar o problema da alimentação entre escaladores de competição. Entretanto, este processo tornou-se um processo de triagem regular em 2012.

Apesar de ser o índice mais utilizado, o IMC apresenta algumas falhas. A principal é que ele não indica a distribuição da gordura no corpo, um fator primordial para avaliar o sobrepeso e não consegue indicar a relação entre massa gorda e magra.

Sendo assim, pessoas muito musculosas podem ser interpretadas erroneamente como obesas, se forem avaliadas somente pelo IMC. Portanto, o cálculo não é considerado válido para idosos, crianças, atletas halterofilistas e grávidas, que têm condições específicas de massa corporal.

Mas o mais importante: o IMC não é indicado para situações de desnutrição. Mesmo assim, O IFSC verifica o IMC dos semifinalistas e exigem que tenham um mínimo de 18,5 para os homens e 17,5 para as mulheres.

De acordo com 8a.nu, o IFSC não testou em 2019 e “nunca nos jovens”.

Entendendo o que é índice de massa corporal (IMC)

O índice de massa corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade dos indivíduos e é o parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para calcular o peso ideal de cada pessoa.

IMC é o peso de uma pessoa (em quilogramas) dividido por sua altura (em metros) elevada ao quadrado (kg/m²). Foi inventado no início de 1800 pelo astrônomo, matemático, demógrafo, estatístico e sociólogo belga chamado Lambert Adolphe Jacques Quetelet no século XIX.

Na obra “Sur l’homme et le development de ses facultés”, Quetelet esboça o projeto de uma física social e descreve seu conceito de “homem médio” (l’homme moyen) que se caracteriza pelos valores médios das variáveis ​​medidas que seguem uma distribuição normal. Assim elaborou sua fórmula com base em dados populacionais de homens da sua região, os quais eram exclusivamente brancos.

Em linhas gerais, o IMC de uma pessoa indicaria:

  • Abaixo de 18,5 é Abaixo do peso
  • 18,5 a 24,9 é Ideal
  • 25,0 a 29,9 é Excesso de peso
  • 30,0 e acima é obeso

Procedimentos da IFSC

Se um atleta ficar abaixo do valor mínimo, o IFSC envia uma carta para esse atleta e sua Federação. Mas não o impede de competir, porque apenas as Federações Nacionais podem impedir os atletas de competirem. Veículos de comunicação, como a revista canadense Gripped, afirmou que usando como parâmetro apenas o IMC, “a saúde do atleta não é necessariamente abordada”.

Além disso, a escolha do IFSC de colocar o IMC abaixo do peso para mulheres em 17,5 está em desacordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde de 18,5.

Portanto, para 2022 a IFSC determinou a triagem do IMC em cada fase das semifinais de cada evento da Copa do Mundo de vias guiadas e bouldering a partir de fevereiro de 2022. Além disso, estabeleceu parâmetros para a triagem:

  1. Para homens IMC entre 18,5 e 19,0 kg/m²
  2. Para mulheres IMC entre 17,5 e 18,0 kg/m²

Embora o IMC não indique necessariamente saúde, a IFSC usará esses parâmetros para aqueles indivíduos com os quais eles têm a preocupação de exigir exames médicos adicionais para avaliar o estado de saúde do (a) atleta e disse que nomeará uma equipe para avaliar a documentação médica.

Uma vez concluído o procedimento de triagem do IMC, a Federação Nacional será ordenada pela Comissão Médica e Antidoping da IFSC a enviar os resultados dos exames médicos dentro de 20 dias a partir de tal notificação se algum de seus atletas apresentarem um IMC triagem abaixo de 18,5 kg/m² (homens) ou 17,5 kg/m² (mulheres).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.