Norte-americano encadena primeira linha de boulder V17 do continente americano

O escalador norte-americano Daniel Woods, 31, fez a primeira ascensão da linha de boulder “Return of the Sleepwalker”, a qual ele afirma ser de dificuldade V17. Esta é, provavelmente, a primeira linha de boulder desta dificuldade em todo o mundo e a segunda no mundo.

Como Woods tem em seu currículo a façanha de ter encadenado mais de 20 linhas de boulder de graduação V15 e 6 linhas de V16, o grau sugerido pelo escalador pode ser confirmado.

Daniel Woods tem sido um dos maiores nomes do boulder duro por décadas e é amplamente considerado um dos escaladores mais fortes do mundo. A linha está localizada em Red Rock Canyon, nos arredores de Las Vegas.

Linha é uma extensão de boulder existente

A linha do boulder V16 “Sleepwalker” teve sua primeira ascensão em dezembro de 2018 por Jimmy Webb. Woods estava com Jimmy quando ele fez a primeira subida. Menos de um mês depois, Woods completou a segunda ascensão. A linha foi também encadenada por Nalle Hukkataival, Drew Ruana e Nathan Williams.

Entretanto Woods adicionou mais seis movimentos e batiou a extensão de “Return of the Sleepwalker”. Como o grau de V16 para esta linha já é forte, é compreensível que a extensão atinja V17. Daniel começou a tentar o que se tornaria “Return of the Sleepwalker” no final de janeiro e início de fevereiro de 2019, logo após sua ascensão da versão original do “Sleepwalker”.

O escalador norte-americano escalou a linha “Sleepwalker” quase 20 vezes até conseguir encadenar a linha, a qual Woods sugeriu grau V17. Esta graduação foi “inaugurada” por Nalle Hukkataival em Lappnor, Finlândia, no ano de 2016, na linha “Burden of Dreams” (ainda não repetida).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.