No que implica o treinamento físico para escalada

Quando se trata de preparação específica devemos atender todas as condições inerentes da atividade em questão. A preparação passa a tratar não só do físico mas também do psicológico, frente essa que pode ser amplamente trabalhada em conjunto.

Em atividades como esta onde o campo de ação é a natureza devemos ter o corpo, mente e o espírito alinhados para que possamos lidar com situações muitas vezes imprevisíveis outras até inimagináveis. A calma, o bom condicionamento e experiência podem ser decisivos nestes momentos.

A escalada envolve capacidades como, flexibilidade, resistência muscular e força em músculos pouco trabalhados com os que são responsáveis pela preensão palmar, a precisão nos movimentos e o controle da respiração.

Foto: https://upperlimits.com/

Todos esses fatores podem ser trabalhados e aprimorados mesmo fora das paredes de escalada.

Treinamentos convencionais são importantes porém não suficientes para atender as necessidades de um praticante desde esporte, a experiência na elaboração dos treinos se faz necessária haja visto que é um esporte ainda pouco difundido e explorado pelos educadores físicos.

A análise e a recriação de movimentos e situações corriqueiras na escalada auxiliam na preparação. Adaptar e criar exercícios que exigem não só força mas também flexibilidade para sua execução.

Ao longo destes artigos falaremos muito sobre exercícios específicos, necessidades e capacidades indispensáveis para a preparação e cuidado dos atletas praticantes deste esporte.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.