A principal obrigação de todos escaladores é zelar por sua segurança sempre.
Fazendo parte de toda checagem antes de escalar verificar se o nó esteja bem feito ou não é indispensável.
Após o acidente ocorrido com John Long, decorrente de um nó do tipo “lais de guia”, muito se discutiu por vários fóruns de escalada: “o Lais de Guia é seguro”?
Na opinião do Blog de Escalada: não .
Este nó abre com muita facilidade, é comum ver escaladores se confundirem no momento de realiza-lo e muitos acidentes acontecem por culpa deste nó.
Até mesmo a possibilidade de se realizar uma checagem visual do nó por parte do companheiro de escalada é baixa.
Muitos professores de escalada estão até mesmo abandonando o ensino deste nó, pelo volume de problemas ocorridos.
Muitas revistas on-line na última semana publicaram artigos levantando a questão do nó.
Uma das menos acaloradas foi publicada até mesmo por uma revista que nem é de escalada, A revista Outside nos Estados Unidos.
Para ler o texto EM INGLES visite: http://www.outsideonline.com/outdoor-adventure/climbing/Not-the-Knot.html?page=all

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Acho que esse pessoal que reclama de nó bem ou mal feito estão no esporte ERRADO…
Acho que esse pessoal que reclame de nó bem ou mal feito estão no esporte ERRADO…
Eu usei o lais de guia pela primeira vez esse final de semana e fiz o arremate. Não foi fácil de soltar (foi MUITO mais que o 8, mas foi difícil ainda sim) depois de umas 10 voadas. Isso pra mim provou que o nó feito da meneira certa é bem seguro.
Agora, uma dica pro blog. Está faltando aprofundamento nos posts. Muita postagem com conteúdo extremamente interessante mas extremamente vago.
Não fiquem apenas replicando matéria e dizendo que não gostam do nó. Mostrem o porque e deem mais opinião.
Abs
Todo e qualquer nó possui o risco de se desfazer quando submetido a esforço de tração, contudo eu acredito que 90% dos acidentes que ocorrem no montanhismo são ocasinados por falha humana, onde o montanhista negligencia algum procedimento de segurança. No caso do “lais de guia” a execução de um nó simples como forma de arremate torná-o seguro o sufiente, inclusive para a realização do texte ruptura de uma corda sem a preocupação de que o nó venha a se desfazer durante o tracionamento da corda. Por tanto, acredito que a falha, na verdade, foi de quem não arrematou o nó.
Muy bueno…
bla bla bla, poco papapa
A conclusão da minha opnião é o seguinte, nós escaladores dependemos um do outro para ter uma escalada segura certo, o que podemos fazer e devemos fazer , é o que eu falo em todos os cursos que eu dou , é um ficar de olho no outro , se o nó está bem feito , a cadeirinha está colocada corretamente ou se o mosquetão está aberto
Tudo isso porque falhou com uma pessoa ??? você conhece outras pessoas que já falhou esse nó ?
Eu concordo também , realmente a culpa é de quem não sabe fazer o nó , eu escalo fazendo esse nó à 7 anos , e nunca tive problemas com esse nó , alem disso aqui todo mundo só escala com o lais de guia , pois eu ensino para todos , justamente por ser mais facil de tirar , além disso , muito acham que o nó não precisa de arremate , ae que a pessoa erra. Faço trabalho em altura a 6 anos , e esse nó é muito útil,
A culpa é de quem faz errado. Ainda lembrando que ele requer SEMPRE o arremate! mesmo feito corretamente.
A culpa é de quem faz errado. Ainda lembrando que ele requer SEMPRE o arremate! mesmo feito corretamente.
???
Inseguro e’ falta de conhecimento tecnica, pouca pratica, pouco treino. No’ e’ apenas um no’. E um no’ mal-feito e’ um no’ mal-feito…
O culpado não é o nó e sim quem fez o nó errado, ate mesmo um simples nó 8 se for feito errado pode gerar acidentes graves e fatais, o culpado é o escalador que não conferiu o nó, desatenção ou despreparo faz qualquer tipo de nó ser inceficiente….. alguém daria seg para uma pessoa que começou a escladar a 2 dias e fez seu próprio nó 8 sem ninguem conferir??? Procediemntos de seguranças existem para isso, independente do tipo de nó. Nó mal feito não pode ser consciderado nó. A complexidade de se fazer um nó não é um fator que se deva levar em consideração para simplesmente descartalo, pra isso que se deve treinar…. escalada não é um esporte de final de semana, não é como andar de bicicleta, se fosse assim qualquer pessoa depois de 3 dias esclando e sabendo fazer o nó 8 poderia ir para uma via em móvel….. Técnica….. isso se aprende com a prática, estudo e treino!!!!! concordo que inicialmente um escalador novato deva aprender o nó 8 e depois se ele julgar necessário, usar outros nós…
Concordo com a preocupação em relação ao lais simples, não é um nó para dar seg. Todas as literaturas especializadas e todos os escaladores experientes sempre avisam que o Lais simples não deve ser usado em sistemas de segurança. Mas não podemos esquecer que existe o mesmo nó, mas duplo, ou Lais de Guia duplo, que é tão seguro quanto o asselha em oito, mas tendo a vantagem de maior facilidade em ser desfeito, mesmo depois de sofrer alguma queda.. Vale lembrar esse detalhe para que o Lais de guia duplo não seja desacreditado e caia em desuso.
Concordo com a preocupação em relação ao lais simples, não é um nó para dar seg. Todas as literaturas especializadas e todos os escaladores experientes sempre avisam que o Lais simples não deve ser usado em sistemas de segurança. Mas não podemos esquecer que existe o mesmo nó, mas duplo, ou Lais de Guia duplo, que é tão seguro quanto o asselha em oito, mas tendo a vantagem de maior facilidade em ser desfeito, mesmo depois de sofrer alguma queda.. Vale lembrar esse detalhe para que o Lais de guia duplo não seja desacreditado e caia em desuso.
Qualquer nó, sem excessão, falha se for mal feito… como no caso o cara não tem certeza se fez direito…
Por isso que sempre insisto: Começou fazer o nó, só para depois de conferir… os casos que conheço de encordamento errado foram assim, batendo papo enquanto encordando, parou o nó pra conversar e dali foi escalar…
fala serio . . o cara não conferiu o próprio nó . . essa que é a parada . . . . o nó funciona . . . . .
Minha opnião pessoal é: não gosto, não uso e não dou seg pra quem estiver usando.