Nepal reabrirá o Everest para montanhistas em meio a casos crescentes de COVID-19

As autoridades do Nepal anunciaram no final da semana passada que vão reabrir o Monte Everest (8.848 m), e o resto das montanhas do Himalaia para as quais emitem licenças, aos montanhistas para a temporada de outono.

O encerramento da temporada de escalada do Monte Everest nesta primavera provavelmente custou milhões de dólares ao país em receita e colocou centenas de milhares de pessoas cuja renda é baseada em montanhistas e turistas (muitos desses alpinistas sociais), sem trabalho.

Embora a limitação de viagens e a implementação de bloqueios sejam importantes, o setor de turismo do Nepal (sua maior fonte econômica) foi severamente impactado pelo desligamento do Everest. Atividades recreativas como trekking e turismo de montanha representam centenas de milhões de dólares em receita no Nepal.

As fronteiras do Nepal estão fechadas desde março, mas, a partir de 17 de agosto, o país voltará a permitir voos internacionais, mesmo quando os casos de COVID-19 estão aumentando no sul da Ásia.

“Estou ansioso para orientar o #everest neste outono”, escreveu a sensação de montanhismo Nims Purja em sua página no Facebook. “É necessário um número mínimo de membros da equipe para fazer isso acontecer e estou bastante otimista. Escalar o Everest no outono é uma oportunidade rara. ”

O Nepal afirmou que protocolos rigorosos de saúde devem ser seguidos por alpinistas e guias, embora não esteja claro exatamente o que esses protocolos implicarão.

No início de março, a China também fechou suas fronteiras no lado do Tibet, o que significa que o Everest estava oficialmente fora dos limites.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.