Nepal proíbe plásticos de uso único na região do Monte Everest

O governo do Nepal divulgou ontem a decisão de proibir os plásticos de uso único na região do Monte Everest (8.848 m). A medida, que não surpreendeu a comunidade de montanha, é claramente com o objetivo de combater a crescente poluição no topo do mundo e também melhorar a imagem do país perante a comunidade internacional.

Esta é mais uma das medidas que o governo toma para limpar a imagem do Monte Everest desde que este ano houve o escândalo com a mídia internacional pelo número recorde de montanhistas, dando a luz o problema crítico da massificação da montanha. Mas esta regra só se aplica a que desejam subir ao topo do Monte Everest e não aos praticantes de trekking até o campo base.

A nova norma de restrição a plásticos de uso único do Nepal entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020. Segundo a agência EFE, a proibição inclui objetos de plástico como bolsas, canudinhos, talheres e garrafas com menos de 30 mícrons de espessura. A norma coincide com o plano do país de atrair dois milhões de visitantes em 2020.

Nesta temporada, o Departamento de Turismo do Nepal emitiu 378 autorizações de escalada. O volume de permissões é um recorde desde a primeira ascensão bem-sucedida ao Monte Everest em 1953. Esta não é a primeira medida de restrição de lixo que o Nepal toma.

Conforme divulgado pela Revista de Escalada à época, o governo nepalês criou uma regra em 2014 que obriga cada membro da expedição a retornar com pelo menos 8 quilos de lixo do Monte Everest. Além disso, cada expedição é obrigada a depositar US$ 4.000 os quais não são devolvidos até que o respectivo lixo seja recebido.

Ainda assim, muitas equipes acabam deixando o lixo na montanha. Durante a temporada de ascensão que culminou em maio, uma equipe de montanhistas encarregados da limpeza do Monte Everest recuperou cerca de 11 toneladas de resíduos e quatro corpos que haviam sido abandonados na montanha mais alta do mundo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.