Nepal bane dois montanhistas acusados de falsificar chegada ao cume do Everest

Dois montanhistas indianos, Narender Singh Yadav e Seema Rani Goswami, acusados ​​de falsificar a chegada cume do Monte Everest em 2016, foram banidos de praticar montanhismo pelo governo nepalês. O cume “conquistado” 2016 foi oficialmente declarado uma farsa. Vários sherpas e alpinistas estavam céticos em relação à conquissta da dupla em 2016 na época, mas os dois ainda receberam o costumeiro certificado do cume do Everest do Nepal.

Depois de uma extensa investigação de Índia e Nepal, ficou determinado recentemente que eles alcançaram apenas 8.230 metros. Por isso, o Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil do Nepal impôs uma proibição de 10 anos de montanhismo em Yadav e Goswami.

Fecha o cerco ao alpinistas sociais

Conforme o número de escaladores do Everest aumenta a cada ano, também aumentam as tentativas de registrar chegadas ao cume falsas, com o governo do Nepal recebendo dezenas de relatórios falsos anualmente. Um cume do Everest vale muito mais do que apenas o direito de se gabar.

Na Índia, por exemplo, muitos participantes do evento recebem prêmios nacionais e colhem um grande número de benefícios em sua vida pessoal e profissional, muitas vezes recebendo promoções ou outros bônus. Essa é uma das razões pelas quais muitos acreditam que o fluxo de alpinistas da Índia aumentou dramaticamente nos últimos tempos. Outro casal indiano, uma dupla de policiais, também fingiu o cume do Everest em 2016 e, posteriormente, foi demitido de seus empregos.

No Brasil, entretanto, mesmo sendo de conhecimento geral que alguns montanhistas sejam praticamente carregados por seus sherpas, nenhum tipo de mancha fica nestes alpinistas sociais. Canais a cabo que bancam programas destes pseudo-montanhistas fecham os olhos para este fato. Vários destes pseudo-montanhistas sequer frequentam círculos comuns de montanhistas, nem participam de qualquer evento de montanhismo como abertura de temporadas, workshops para outros montanhistas ou entidades de classe.

Este tipo de fraude chamou a atenção do humorista e apresentador John Oliver, que dedicou um segmento inteiro em seu programa para ironizar os falsificadores e rebocados no Everest. O vídeo pode ser assistido abaixo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.