Natalia Grossman mostra talento e domina temporada de Bouldering 2022

Natalia Grossman é nova rainha da escalada esportiva mundial. A Copa do Mundo de Bouldering da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) retornou a Brixen, na Itália, no último fim de semana e a norte-americana foi soberana vencendo mais um evento feminino. No masculino um novo atleta deslumbrou o público ao levar o ouro: o alemão Yannick Flohé.

Pelo Brasil, que optou mais uma vez por não levar nenhuma atleta feminina às competições do IFSC, os representantes tiveram rendimento apagado. Pelo que foi observado nas últimas competições da temporada (duas nos EUA e a última na Itália) há uma defasagem muito grande entre o que implementam os Route Setters nas competições internacionais do IFSC e o que é implementado no Brasil.

O desempenho aquém da capacidade dos atletas é consequência direta das políticas implementadas por quem administra o esporte no Brasil e parecem longe de uma solução a médio prazo. Há, sem dúvida, atletas masculinos e femininos com grande potencial e talento, mas este é pouco explorado e desenvolvido pelos route setters brasileiros nos campeonatos nacionais.

Para se classificar a uma semifinal, um atleta deve figurar entre os 20 primeiros colocados. Em Brixen, de um total de 101 atletas masculinos, Rodrigo Isasi Hanada ficou em 96º, Mateus Bellotto 87º e Felipe Ho Foganholo 67º.

Acompanhe a colocação geral abaixo.

Yannick Flohé superou as vias de Bouldering 2022 na final masculina no domingo, depois de fazer um show semelhante nas semifinais no dia anterior. O escalador alemão de 22 anos parecia ágil e confiante em cada um dos quatro problemas das finais, superando os três primeiros sumariamente.

Quando Flohé chegou à linha final de boulder, já havia derrotado Max Milne da Grã-Bretanha, que competindo em sua segunda final da Copa do Mundo de Bouldering, empolgou a multidão com uma atuação vibrante, mas não conseguiu resolver uma zona para marcar pontos parciais. Enquanto isso, o time do Japão mostrou que é a principal força para o esporte e imprimiu um ritmo alucinante que estabeleceu até agora em 2022.

Foto: Lena Drapella/IFSC

Somente este ano já conquistou 9 das 12 medalhas disponíveis. Tomoa Narasaki, que terminou a última rodada com um top, ficou com o bronze.

A temporada da Copa do Mundo de escalada do IFSC será retomada de 22 a 26 de junho, com Bouldering e Vias Guiadas programadas para acontecer em Innsbruck, na Áustria. A parada sinaliza o meio da temporada de competições de 2022 com 12 eventos deste ano.

Natalia Grossman é a nova rainha norte-americana de escalada

O desempenho da medalha de ouro de Natalia Grossman na Copa do Mundo durante as provas que aconteceram em Salt Lake City foi sem dúvida o mais impressionante desta temporada. Não só mostrou que Grossman superou quase todas as linhas estabelecidas pelos route setters, como também foi a única a superar determinadas linhas. Porém em Brixen a norte-americana não teve vida fácil.

Importante lembrar que nesta temporada Natalia Grossman não está competindo com a supercampeã Janja Garnbret (amplamente considerada a maior de todos os tempos ), além de ter a ausência em Brixen das francesas Oriane Bertone e Mejdi Schalck e da compatriota Brooke Raboutou. No entanto, tais ausências permitiram que alguns outros nomes mais recentes brilhassem em Brixen.

Desde o início, Grossman foi magistral ao passar pela rodada de qualificação feminina decifrando cada linha de boulder, muitas vezes em meros segundos, que mostrava a grande forma que se encontra. Um mérito que também pode ser dado ao treinador da seleção norte-americana Josh Larson, que consegue unir o melhor da preparação física com presentear seus atletas com o que há de melhor em route setting.

Natalia Grossman

Foto: Lena Drapella/IFSC

Várias outras atletas também tiveram boas largadas no evento, incluindo a estreante chinesa de 16 anos Zhilu Luo, a alemã Hannah Meul e a sul-coreana Chaehyun Seo, que também conseguiram superar todas linhas de boulder da qualificação. A japonesa Miho Nonaka, a qual é medalhista olímpica, que vem melhorando e subindo na classificação nesta temporada, não acumulou um desempenho de qualificação tão bom quanto Luo, Meul ou Seo.

Ainda assim, os tops de Nonaka em três linhas de boulder foram suficientes para ela chegar à semifinal. E uma vez nas semifinais, Nonaka encontrou mais ritmo e chegou com facilidade às finais.

Meul, Nonaka e Grossman se destacaram no início das finais. Foi Meul quem logo estabeleceu o ponto de referência mais alto com um flash ma segunda linha estabelecendo ligeira vantagem sobre Nonaka (que não conseguiu garantir o topo) e Grossman, que teve de usar duas tentativas para subir ao topo. Meul e Grossman duelaram em um verdadeiro vai-e-vem nos placares para a terceira linha de boulder da final.

Meul acabou realizando duas tentativas para chegar ao topo, enquanto Grossman brilhou. A rodada final em Brixen foi a primeira vez que os fãs viram Grossman ter de lutar forte para ganhar o título.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.