A maior montanhista do Paquistão, Naila Kiani, escalou com sucesso o Monte Everest (8.849 m) no domingo, tornando-se a segunda mulher a hastear a bandeira de seu país no pico. Samina Baig foi a primeira mulher do Paquistão a escalar o Everest em 2013. Com a nova façanha, Naila Kiani também se torna a primeira montanhista não nepalesa a escalar o Monte Everest nesta temporada de montanhismo.
Kiani é mãe de dois filhos, boxeadora e banqueira em Dubai. Além disso é a única mulher paquistanesa a escalar cinco montanhas acima de oito mil metros em um período de dois anos.
Antes disso, Kiani escalou Annapurna I no Nepal, K2, Gasherbrum I e II. Ela agora pretende escalar o Lhotse (8.516 m), a quarta montanha mais alta em sua atual visita ao Nepal. A paquistanesa ganhou destaque pela primeira vez em 2018, depois que as imagens de sua sessão de fotos de casamento no K2 Basecamp se tornaram virais nas redes sociais.
Kiani estava entre os dois montanhistas paquistaneses que foram resgatados em seu caminho para o Monte Annapurna no mês passado. Ela foi acompanhada pelo montanhista mais jovem do mundo, Shehroze Kashif.
Um dia depois de chegar ao topo da montanha, os dois montanhistas foram resgatados do pico depois que sua descida foi interrompida devido ao mau tempo. Com sua ascensão ao Annapurna, Kiani se tornou a primeira mulher de um país do sul da Ásia a conseguir o feito.
Ver essa foto no Instagram

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.