Músico faz canção para homenagear Aretha Duarte

Aretha Duarte virou tema de música. O músico mineiro Bernardo do Espinhaço, o qual também é montanhista, fez uma canção para homenagear a montanhista paulista. Aretha há dois anos se tornou a primeira negra latino-americana a chegar ao topo do Monte Everest (8.849 m).

Sem patrocínios, Aretha, que é formada em em Educação Física e trabalha como guia de montanha profissional em uma empresa de Campinas-SP, bancou boa parte de seus gastos em reciclagem de lixo. Do total de US$ 67 mil exigidos para a Expedição Everest, 1/3 veio de reciclagem.

Após chegar ao topo do mundo, Aretha decidiu usar sua voz para levantar questões ambientais importantes, como a defesa do descarte apropriado de resíduos e uso de equipamentos produzidos de maneira sustentável.

Aretha Duarte

Aretha Duarte

Atualmente considerada a montanhista de maior destaque da atualidade, consolidou seu nome no esporte não somente por seus feitos esportivos, mas também pela suas atitude diante da comunidade onde mora na região de Campinas-SP e pelo seu ativismo socioambiental. Aretha Duarte recentemente publicou seu livro “Da Sucata ao Everest – a saga de Aretha Duarte”.

Além do Monte Everest, já sumiu o Monte Aconcágua (6.961 m) cinco vezes, Monte Kilimanjaro (5.895 m), Monte Elbrus (5.642 m), Pequeno Alpamayo (5.370 m), entre outras montanhas.

Não é exagero nenhum afirmar que Aretha Duarte é o maior nome do montanhismo da atualidade e que é constantemente reconhecida e respeitada pela comunidade de montanhismo. Prova disso que Bernardo do Espinhaço, mineiro conhecido por ser o “músico dos montanhistas”, fez questão de compor uma música que homenageia a montanhista e procura dimensionar suas conquistas para o montanhismo brasileiro.

A música, que também possui um clipe, pode ser acompanhado no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.