Mulheres fazem conquistas inéditas para escalada feminina mundial

O último final de semana duas mulheres estabeleceram conquistas relevantes para a escalada mundial: a norte-americana Emily Harrington e a francesa Julia Chanourdie.

Emily Harrington tornou-se a primeira mulher a escalar em estilo livre a via “Golden Gate” em um dia. Ela agora é a quarta pessoa a fazer o famoso trajeto em apenas um dia, levando 21 horas e 13 minutos.

Julia Chanourdie tornou-se a terceira mulher no mundo a escalar uma via esportiva de dificuldade 9b francês (12b brasileiro). A francesa encadenou a via “Eagle-4”, no local de escalada francesa Saint-Léger-du-Ventoux, tornando-se a terceira mulher no mundo a escalar uma via desta graduação. É a terceira escalada desta via, depois da primeira de Adam Ondra em 2018 e da segunda de Hugo Parmentier no início deste 2020.⁣⁣

A superação de Emily Harrington

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ᴇᴍɪʟʏ ʜᴀʀʀɪɴɢᴛᴏɴ (@emilyaharrington) em

No ano passado, durante sua segunda tentativa de um dia, Emily sofreu uma queda de mais de 30 metros que a deixou inconsciente, sangrando e com uma enorme queimadura de corda em volta do pescoço. Ela estava escalando com Alex Honnold na época, que fez um solo para ajudá-la enquanto as equipes de resgate chegavam até eles e colocavam Emily em segurança e no hospital.

A via”Golden Gate” durante um único dia é algo que Emily estava de olho há anos. Primeiro conseguiu realizar a escalada em seis dias (junho de 2015). Desde então, ela queria encadenar toda a via em apenas um dia. Harrington foi apoiado por seu parceiro Adrian Ballinger, bem como Honnold. Sua amiga Hilaree Nelson deu a notícia via Instagram.

A rota em si é classificada como 5.13b norte-americano (9c brasileiro). Originalmente aberta pelos irmãos Huber em 2000, é uma das vias mais novas e mais difíceis de Yosemite. Os 36 ou 41 enfiadas (pois dependendo das amarrações usadas) estão espalhados por 915 metros de altura com proteções aparafusadas e os enfiadas sendo totalmente em móvel.

Julia Chanourdie entra para o clube das garotas 9b

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Julia Chanourdie (@juliachanourdie) em

Julia Chanourdie, de 24 anos, se qualificou para os Jogos Olímpicos de 2020 ao ficar em segundo lugar no IFSC Toulouse Qualifier em 2019. Ela vai competir ao lado dos companheiros de equipe masculinos Mickael e Bassa Mawem.

Ela é agora a terceira mulher a escalar 9b francês (12b brasileiro) e a primeira francesa a escalar este grau.

O a via conquistada por Elie Morieux e encadenada pela primeira vez em 2018 por Adam Ondra. A via só teve uma outra repetição por Hugo Parmentier em abril desde ano. O nome é um jogo de palavras que fazem referência à tendência de Ondra para gritar enquanto escala. “Eagle-4” (com o hífen – “traço”) pronunciado soa como “Il gueule trés fort” em francês, que significa “ele grita muito alto”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.