Mulheres batem recordes ao escalar o Annapurna

A temporada de escalada do Himalaia está em andamento. Prova disso é que montanhistas chegaram aos cumes do Annapurna (8.091 m) e do Monte Everest (8.849 m) esta semana. Também houve vários resgates à medida que mais montanhistas se aclimatavam para alcançar o topo das montanhas mais altas do mundo.

Grace Tseng, de 29 anos, de Taiwan, chegou ao topo do Annapurna, tornando-se a mulher mais jovem a chegar ao topo da montanha sem usar oxigênio suplementar. Na primavera passada, Tseng se tornou a primeira mulher taiwanesa a escalar o Kanchenjunga (8.586 m), o terceiro pico mais alto do mundo.

A montanhista norueguesa Kristin Harila também escalou o Annapurna esta semana, pois ela ambiciona escalar os 14 picos de 8.000 metros em um tempo recorde para as mulheres. Em maio de 2021, Harila escalou o Everest e o Lhotse (8.516 m) em menos de 12 horas, estabelecendo um recorde mundial para mulheres.

Outra a fazer história foi Adriana Brownlee, de apenas 21 anos de idade, do Reino Unido, também alcançou o topo do Annapurna. Assim, por possuir dupla cidadania, tornou-se a mulher britânica e espanhola mais jovem a subir a montanha. Brownlee pretende se tornar a pessoa mais jovem a completar as 14 montanhas acima de 8.000 metros. Entretanto a britânica tem a concorrência de Kasturi Deepak Savekar, de apenas 20 anos, que se tornou a mulher mais jovem do mundo a chegar ao topo do Annapurna na semana passada.

 

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.