Mulher morre em academia de escalada em acidente com autobelay

Uma mulher, que não teve seu nome divulgado, morreu após queda na academia de escalada Ascent Studio Climbing & Fitness, na cidade Fort Collins, Colorado, EUA. O acidente foi no sábado 12 de junho e após investigações concluiu-se que foi uma falha no autobelay.

O autobelay é um aparelho que consiste em uma bobina de recolhimento de uma fita tubular e serve para que uma pessoa escale uma via, não necessitando de um companheiro para fazer a segurança. O seu funcionamento é bastante similar ao do cinto de segurança de automóveis.

Embora acidentes com autobelay ocorram todos os anos, as mortes são incomuns. A maioria dos acidentes de segurança automática são o resultado de indivíduos que não conseguem se encaixar completamente no dispositivo ou se esquecem de encaixá-lo completamente.

O porta-voz da polícia de Fort Collins disse ao jornal norte-americano The Coloradoan que a escaladora caiu de aproximadamente 12 metros de altura na área de autobelay da academia.

Em 15 de junho, três dias após o acidente, a academia divulgou um comunicado em sua página do Facebook explicando que a escaladora havia morrido devido aos ferimentos. Os proprietários do ginásio removeram temporariamente todos os aparelhos de autobelay do ginásio, enquanto aguardam os resultados de uma “investigação completa”.

Em abril deste ano, houve uma ação judicial decorrente de um acidente em que um escalador pode não ter se prendido adequadamente a um cabo de segurança. A sentença declarou a academia culpada e a multou em US$ 1,4 milhão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.