Mulher falece após cair 150 metros em Yosemite

No início do final de semana, uma mulher faleceu após cair de mais de 150 metros no cabo de aço do Half Dome. A mulher foi identificada como Danielle Burnett, 29 anos e já estava sem vida quando funcionários da emergência a encontraram. De cordo com informações oficiais, funcionários do parque estão investigando as causas do acidente. A caminhada, que é muito popular e, de acordo com o site do parque, considerada a “atração mais icônica de todo o vale de Yosemite”, exige uma licença distribuída por sorteio em loteria para subir.

Para subir ao topo do Half Dome, sem ser por escalada, é por meio de um trekking íngreme de 24 a 25 km de ida e volta e atinge 1.400 metros de altura. A parte mais perigosa da caminhada é feita pelos. Os dois cabos de metal permitem que os caminhantes subam os últimos 120 metros até o cume sem equipamento de escalada. Desde 1919, poucas pessoas caíram e morreram nos cabos. No entanto, lesões não são incomuns para quem “age de forma irresponsável”. A maioria das pessoas leva de 10 a 12 horas para caminhar até o topo do Half Dome e voltar.

O Parque Nacional de Yosemite alerta que a rota “não é adequada para iniciantes ou praticantes de caminhadas impróprias” e que vários visitantes têm de ser resgatados a cada ano, muitos devido à desidratação e falta de preparação.

Danielle Burnett não é a primeira turista a sofrer um acidente fatal em Yosemite. Outro turista escorregou e morreu nos cabos Half Dome em maio de 2018, quando uma tempestade criou deixou o local escorregadio. De acordo com as estatísticas divulgadas pelo Parque Nacional de Yosemite, mais de 100 acidentes ocorrem em Yosemite a cada ano. Por este número elevado, os funcionários do parque pedem aos caminhantes que levem suprimentos necessários e que permaneçam nas trilhas do parque para a melhor segurança.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.