Montanhistas que forem ao Monte Denali poderão ter de recolher suas fezes ao voltarem

O serviço de parques nacionais dos EUA (National Parks Service) está implementando uma nova regulamentação que irá determinar a todos montanhistas e escaladores que recolha todos seus resíduos sólidos no Monte Denali. Em outras palavras, será obrigatório a quem visitar o Monte Denali, terá de carregar suas fezes na sua volta. Esta entidade é responsável pela gestão de 58 parques nacionais e de 333 outros locais de interesse histórico, cultural e natural.

O motivo alegado pelas autoridades do National Parks Service é de que, após pesquisa científica, ficou comprovado alto índice de dejetos humanos no gelo. O Monte Denali faz parte dos Seven Summits e, por este motivo, é maciçamente visitado por montanhistas de todo o mundo. A montanha é a mais alta da América do Norte.

Glaciar Kahiltna no Denali | https://www.summitpost.org/

O geólogo responsável por estudar o glaciar do Denali, Michael Loso, calcula que 36.000 montanhistas visitaram a montanha entre 1952 e 2012, deixando próximo de 100 toneladas de dejetos sólidos na montanha. Mais precisamente no Glaciar Kahiltna, o mais popular na via que leva ao topo do Denali. Desde 2007 o National Parks Service pedia que escaladores retirassem dejetos humanos da superfície da montanha, que deveriam utilizar bolsas biodegradáveis e depositar em locais apropriados no próprio glaciar. Acredita-se que todos os escaladores que visitavam o lugar obedeciam esta determinação.

Clean Mountain Can (popularmente conhecida como CMC)

Entretanto, após estudo de Michael Loso, ficou comprovado que os dejetos sólidos não chegavam ao fim do glaciar e, por este motivo, não se desintegrava. Desta maneira ficava temerário até mesmo para os montanhistas que tem a prática de cozinhar utilizando neve derretida. Atualmente não há casos de infecção de montanhistas, mas o geólogo alerta que há o risco iminente de contaminação caso a determinação não seja implementada

Na nova regulamentação, os escaladores serão obrigados a coletar em uma espécie de recipiente próprio, batizado de Clean Mountain Can (popularmente conhecida como CMC) e removê-los da montanha. A regulamentação entrará em vigor ainda este ano. O recipiente, de acordo com o NPS possui capacidade de 10 a 14 usos (calculando média de 250 gramas) com capacidade máxima de 7,11 litros (1,88 gallons).

Para maiores informações: https://www.nps.gov

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.