Montanhista tcheco bate recorde de ascensão “campo base-cume” no Aconcágua

Um montanhista tcheco estabeleceu novo recorde de tempo de subida de velocidade entre o acampamento base e o topo do Aconcágua (6.962 m). O recorde anterior pertencia a 3 italianos que em 2000 fizeram em 3 horas e 40 minutos e 20 segundos.

O tcheco Martin Zhorn estabeleceu o recorde em 27 de dezembro último, às 13:48:29. De acordo com relatos das pessoas que presenciaram a tentativa, Zhorn chegou absolutamente exausto ao topo do Aconcágua. Martin estabeleceu o tempo de 3 horas 38 minutos e 29 segundos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Martin Zhor (@martinzhor) em


Martin Zhorn saiu do acampamento base Plaza de Mulas, com o objetivo “humilde” de diminuir as 4 horas de ataque ao cume. Ao final da tentativa, diminuiu o recorde em 1 minuto e 51 segundos, estabelecido pelos italianos Bruno Brnod, Jean Pellisier e Fabio Meraldi em 15 de fevereiro de 2000.

“Ainda não entendo como aconteceu. Na sexta-feira, fui tentar um ataque ao cume desde o acampamento base da Plaza de Mulas (escritório de guarda florestal). Estava esperando por um tempo abaixo de 4 horas. Quando cheguei a La Cueva (cerca de 6.600 m), estava em 3 h 10 m. Se eu pude percorrer os últimos 400 metros em meia hora, posso quebrar o recorde! ” – Martin Zhorn escreveu em seu Intagram enquanto descia do topo do Aconcágua.

Foto: Emma Svensson

O esforço de Martin Zhor para bater o recorde foi tamanho que sua descida foi lenta e cuidadosa. O tcheco fez a corrida inteira com seu GPS ativado. Portanto, as distâncias, as velocidades e os tempos foram registrados em detalhes no site internacional da FKT Fastestknowntime e no aplicativo Suunto.

Entretanto, oficiais do Parque Aconcágua, alegando que o atleta não anunciou sua tentativa, se recusaram a estender a certificação. A atitude dos oficiais do Parque é devido à controvérsia desencadeada no ano passado, com a mulher que alegou ter quebrado um recorde sem evidências confiáveis.

Sua parceira, a fotógrafa sueca Emma Svensson, registrou em vídeo e fotos sua partida.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.