Montanhista recebe metade das pedras preciosas encontradas no Mont Blanc

Um montanhista que, escalando o Mont Blanc (4.809 m), França, encontrou um tesouro contendo esmeraldas, rubis e safiras, os quais estavam enterrados por décadas em 2013. Hoje, 2021, o montanhista, que não teve a identidade revelada, receberá metade e foi elogiado após a entrega do tesouro, conforme exigido pela legislação francesa.

A caixa provavelmente pertencia a uma pessoa a bordo de um avião indiano que caiu nas montanhas há meio século, de acordo com a BBC . As autoridades locais de Chamonix ficaram com a outra metade, depois de tentar, sem sucesso, encontrar a família do proprietário na Índia. O prefeito de Chamonix, Eric Fournier, elogiou o montanista por sua honestidade.

As autoridades acreditam que as pedras preciosas provavelmente vieram de um voo de 1966, que estava na rota Mumbai-Nova York quando caiu. Desde então, restos humanos foram encontrados na montanha, assim como bagagens de quem estava a bordo.

Em 2012, foi encontrada uma sacola com correspondência diplomática da Índia. A bolsa continha jornais, calendários e uma carta pessoal datada de 1966. O físico Homi J. Bhabha, conhecido como o “pai” do programa nuclear indiano, estava entre os mortos no acidente de 1966.

O montanhista já recebeu metade das pedras preciosas encontradas, avaliadas em € 150.000, o equivalente a quase um milhão de reais, informou a BBC britânica.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.