Montanhista morre depois de anunciar cume no Instagram

Na última terça-feira, um montanhista grego morreu no Monte Dhaulagiri (8.167 m), no Nepal, dizem os organizadores. Esta morte é a primeira fatalidade da temporada de escalada da primavera do Himalaia de 2022. Antonio Sykari postou uma mensagem no Instagram anunciando que havia chegado ao topo do sétimo pico mais alto do mundo e que estava dedicando sua façanha à “minha pequena Iris, minha neta”.

Enquanto descia, o homem de 59 anos adoeceu, afirmou à AFP o diretor administrativo e guia de montanha Mingma Sherpa, da Seven Summit Treks. “Ele morreu a uma altitude de 7.400 metros. Estamos falando com a família dele”, disse o guia. De acordo com o site de Sykaris, ele era um montanhista experiente que havia apresentado cinco outras montanhas acima de 8.000 metros, incluindo o Monte Everest.

Mingma Sherpa disse que a empresa enviou cinco sherpas para recuperar o corpo. Sykaris foi o único grego a escalar cinco montanhas de oito mil metro.

A temporada de escalada na primavera começa todo mês de abril, quando as temperaturas são quentes e os ventos geralmente calmos. Muitas vezes atrai centenas de montanhistas todos os anos para o Nepal, lar de oito dos picos mais altos do mundo. No ano passado, o país só reabriu seus picos para montanhistas depois que a pandemia fechou a indústria em 2020.

No entanto, com o recuo dos casos de coronavírus, os operadores de expedição no Nepal estão esperançosos de uma temporada de escalada mais movimentada este ano. O governo do Nepal já processou 530 licenças para montanhistas nesta temporada, incluindo 2.041 para o Monte Everest.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.