O montanhista espanhol David Suela Fernandez, de 40 anos, que realizou ilegalmente uma expedição à montanha Chukyima Go (6.259 m), foi proibido de entrar no Nepal por cinco anos, segundo informações de autoridades do governo nepalês. A informação foi noticiada pelo The Himalayan Times.
O Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil tomou a decisão de proibir o montanhista espanhol, cujo companheiro Felipe Valverde, também espanhol, morreu ao tentar escalar ilegalmente a montanha. Representantes do Departamento de Turismo do Nepal disseram que a licença para Chukyima Go foi emitida para outros dois montanhistas espanhóis, portanto os nomes na licença portada por Felipe Valverde e David Sola não coincidiam com o que estava escrito no documento.
“Fernandez não poderá entrar no Nepal por cinco anos”, disse a Meera Acharya diretora do Departamento de Turismo, acrescentando que já foi iniciado um processo para deportá-lo. A notícia do resgate e processo que enfrentou o montanhista espanhol foi noticiada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada.
A ação de banir o montanhista por cinco anos foi tomada para desencorajar os montanhistas a cometer atos ilegais nas montanhas do Nepal, acrescentou Acharya.