Montanhista alemão morre em avalanche no Fitz Roy

Um montanhista alemão, identificado como Robert Grasegger, morreu em uma avalanche no Fitz Roy (3.405 m), fronteira entre Argentina e Chile. A avalanche ocorreu na tarde de quinta-feira perto do pico Aguja Guillaumet, de acordo com um comunicado divulgado pelo Parque Nacional Los Glaciares.

Uma montanhista austríaca, identificada como Ana Truntschnig, ficou ferida, enquanto um terceiro conseguiu escapar e relatar o incidente. As autoridades então lançaram uma operação de busca e resgate. Cerca de 40 equipes de resgate e um helicóptero do exército argentino foram posicionados, mas só conseguiram chegar ao local do acidente na manhã de sexta-feira.

Truntschnig sofreu várias fraturas nos ossos e estava sendo tratada em uma unidade de terapia intensiva em El Calafate, a 250 km de distância.

A Aguja Guillaumet faz parte do maciço do Fitz Roy é frequentemente um dos primeiros objetivos sérios a serem realizados na Patagônia em termos de escalada. É considerada uma grande aventura para quem deseja escalar a montanha de 2.579 metros.

Possui diferentes percursos dependendo da época do ano, bem como do interesse do escalador. Florestas e geleiras são alguns dos terrenos que precisamos enfrentar para chegar a este cume.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.