Marca desenvolve capacete de escalada com tecnologia MIPS

A empresa suíça Mammut lançou um capacete de escalada que utiliza a tecnologia MIPS. A sigla, para quem não está familiar com termos técnicos de desenvolvimento de produtos, significa sistema de proteção de impacto multidirecional (Multi-Directional Impact Protection System).

É uma forma de tecnologia de deslizamento plano, o que significa que um capacete MIPS é construído a partir de duas camadas, que rodam uma contra a outra, imitando a rotação do cérebro com próprio de líquido cefalorraquidiano, que é a defesa natural do organismo contra impactos oblíquos. A tecnologia foi desenvolvida em 1995 na Suécia e é adotada largamente na produção de capacetes de automobilismo e ciclismo.

A tecnologia MIPS é incorporada em praticamente todos os tipos de capacetes para bicicleta comum e mountain bike. Infelizmente os capacetes de escalada não eram produzidos utilizando os conceitos deste sistema.

Parece um pouco estranho ter demorado tanto para chegar ao mercado de escalada, mas, infelizmente, agora os escaladores podem utilizar a mesma tecnologia. O modelo da Mammut chama-se MIPS Wall Rider, que, segundo o fabricante, possui uma camada de baixa fricção pelo crânio com uma camada de baixa fricção integrada entre a superfície externa. Este tipo de sistema é o que já existe na natureza, dentro do corpo humano.

Em outras palavras, há uma camada interna de deslizamento, que separa sua cabeça do capacete. Se houver um impacto, essa camada MIPS de baixo atrito desliza, permitindo que seu capacete gire independentemente em torno de sua cabeça para reduzir o impacto de um acidente. Da mesma forma, se uma pedra ou mosquetão vier direto na sua cabeça, o capacete e a camada MIPS minimizarão qualquer força rotacional violenta.

O capacete MIPS Wall Rider da Mammut também tem uma construção híbrida única que combina um núcleo mais macio, com uma parte superior rígida para proteger contra rochas que possam cair em qualquer lugar e em qualquer ângulo.

Permite ainda que o escalador possa cair e bater na lateral da cabeça sem o menor problema.

Mas informações: https://www.mammut.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.