Mindfulness: Como praticar trekking aproveitando ao máximo a experiência

Você está familiar com o termo ‘mindfulness’? O termo é traduzido muitas vezes como ‘estado de atenção’, mas na verdade é muito mais que apenas isso. Mindfulness é focar a sua atenção em uma tarefa consciente do que está fazendo. Uma espécie de estado mental de foto total.

Algumas tarefas do dia sempre estamos no ‘piloto automático’, como escovar os dentes, tomar banho, caminhar até o trabalho, etc. Durante estas tarefas muitas vezes começamos a divagar e deixar a mente pensar e focar em outras coisas que não exatamente o que estamos fazendo.

Isso é bastante comum, porque a nossa mente é cheia de distrações. Perdendo o foco no que estamos fazendo, faz com que momentos importantes na vida os perdemos por pura e simplesmente distração. Neste ato comprometemos a produtividade.

Mindfulness

Estar 100% focado no que se está fazendo é o objetivo do mindfulness. O conceito consiste de um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que ajudam um indivíduo a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro o afetarem.

Dessa maneira, a mente da pessoa a torna mais desperta e saudável.

Um equívoco comum sobre essa prática é acreditar que é uma tentativa de pensar em nada ou apenas limpar a mente. Conseguir isso é quase impossível e muitas vezes cria frustração, o que é uma experiência negativa para muitas pessoas.

Em resumo, o mindfulness trata-se de observar o momento presente com consciência e aceitação. A pessoa precisa estar ciente de seus próprios pensamentos e emoções, mantendo-se consciente do que está acontecendo em sua mente e corpo no momento presente.

Mindfulness no trekking

O mindfulness pode ser a vantagem que você precisa para ir além. A diferença entre atingir seus objetivos e ficar aquém pode ser um lapso momentâneo de foco, confiança e/ou nervosismo. Quando somos absorvidos pelo momento presente e absorvidos em nossa tarefa, praticamos nossa atividade da melhor maneira possível.

Portanto, praticando o mindfulness no trekking aumenta a conexão entre o cérebro e o corpo, melhorando a eficiência física, ajuda a gerenciar o desconforto físico, melhora a resiliência e aumenta o tempo de recuperação. Em resumo, ensina maneiras de permanecer conectado e alcançar os objetivos, mesmo quando as coisas parecem difíceis.

Mas como posso fazer isso. Primeiramente, procurando uma ajuda de um psicólogo do esporte especialista na técnica de mindfulness. Caso não possa procurar um, procure ler algum livro sobre o assunto. Um dos mais populares é “The Mindful Athlete: Secrets to Pure Performance“, de George Mumford.

O autor ensina constantemente que a atenção plena é mais do que apenas um chavão cultural. Graças à ele estrelas do basquete norte-americano como Michael Jordan, Shaquille O’Neal e Kobe Bryant implementaram a técnica e entraram para a história do esporte.

Como usar no trekking

Praticar trekking ou hiking é uma atividade muito diferente do que apenas caminhar na natureza. Quem é adepto da atividade sabe na pele que é muito mais que isso. Além de aspectos técnicos, é necessário também estar atento a tudo que acontece à nossa volta.

Faz parte do mindfulness no trekking

Ter atenção para a ação de caminhar: Sentir os joelhos dobrarem e esticar, os músculos da coxa e panturrilha contraírem e relaxarem e o chão passar sob seus pés. Ao estar absorvido pelos movimentos, que embora pareçam automáticos, aumenta a consciência, o controle e o equilíbrio do corpo. Claro que não é fácil manter o foco o tempo topo, Portanto, tente praticar este tipo de consciência por um ou dois quilômetros.

Foque seus pensamentos para a respiração: Inspire e expire apenas pelo nariz e depois solte pela boca. Preste atenção às inspirações e expirações em relação ao seu ritmo de caminhada e esforço físico. Ao focar na respiração, a mente ficará menos distraída e a frequência cardíaca tende a estabilizar. Isso equilibra seus níveis de adrenalina e cortisol, tornando-o menos propenso à fadiga.

Repita uma afirmação: Para manter o foco, procure um mantra como “vou chegar até o final”, ou alguma outra coisa do gênero. Ao recitar este mantra, permanecerá concentrado durante sua caminhada. Essa prática é popular entre atletas de elite.

Cultive os sentidos: Sintonize a percepção sensorial, tornando-se mais consciente do entorno. Preste atenção a cada um dos seus sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Esta prática procure fazer no camping ou mesmo na trilha. A prática tem como objetivo aumentar o conforto durante as caminhadas e aumentar o relaxamento no momento em que você entra na barraca. Portanto procure observar detalhes, ouvir sons dos passos e da natureza, tatear superfícies, etc.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.