Pergunte a qualquer pessoa que viveu o ano de 1972 qual fato marcante que aconteceu naquele ano. Muitas serão os fatos recordados, mas seguramente um em especial chamou a atenção de toda a América do Sul: O acidente com o time de Rugby uruguaio.
O acidente com os tripulantes do avião da força aérea uruguaia Fairchild F-227 possui uma história com todos os ingredientes: drama, sobrevivência, superação e vários elementos fantásticos.
O livro “Milagre nos Andes”, do uruguaio Nando Parrado, o qual foi o principal responsável pelo resgate de seus amigos nas montanhas após 72 dias, é o primeiro dos sobreviventes publicado. Parrado conta, com franqueza e sensibilidade, a sua própria versão do acidente. O conteúdo do livro supera o relato de uma aventura real. A obra, para muitos, é um olhar revelador sobre a vida à beira da morte. Escrito junto do americano Vince Rause, “Milagre nos Andes” é o exemplo perfeito de quando a realidade pode superar, e muito, o mais criativo dos enredos de ficção.
“Milagre nos Andes”, conta a história completa do desastre aéreo ocorrido nos Andes em 1972 contada pelo sobrevivente que salvou a vida dos outros 15 passageiros em 13 de outubro de outubro. O avião que levava um time uruguaio de rugby, acompanhado de familiares e amigos, para um amistoso no Chile, caiu em algum lugar na Cordilheira dos Andes. Dos 45 cinco passageiros a bordo, 29 sobreviveram à queda e apenas 16 são resgatados com vida. Na tragédia, Nando Parrado vivenciou a morte de sua mãe e sua irmã.
O acidente ficou conhecido como Tragédia dos Andes. Com pouca comida, nenhuma fonte de calor e a mais de 3.600 metros acima do nível do mar, conseguiram sobreviver alimentando-se de carne humana. Nando Parrado e Roberto Canessa decidiram então caminhar a uma direção desconhecida para buscar ajuda. Após 10 dias de caminhada ininterrupta encontraram um chileno que os alimentou e chamou as autoridades para o resgate.
Ficha técnica
- Título: Milagre nos Andes: 72 dias na montanha e minha longa volta para casa
- Autores: Nando Parrado (Autor) e Vince Rause
- Edição: 1ª
- Ano: 2006 (edição brasileira)
- Número de páginas: 304
- Editora : Editora Objetiva