Miho Nonaka e Mejdi Schalck são os vencedores da 2ª etapa da Copa do Mundo de Escalada 2023

A 2ª etapa da Copa do Mundo de Escalada da temporada 2023, que foi disputada em Seul (Coreia do Sul) no último final de semana, serviu para mostrar para a nova geração de atletas que para superar os astros atuais é necessário muito esforço. Como as provas da Copa do Mundo de escalada, prioritariamente, são disputadas em locais abertos, o tempo chuvoso não colaborou.

Portanto, a etapa foi marcada pelo mau tempo, que obrigou à redução da duração ao eliminar as finais.Há um debate entre organizadores de que as competições de escalada disputadas ar livre sejam apropriados para um evento como este. Sem eles, se perde os cenários que são visto em Chamonix, mas o evento também corre o risco de cancelamentos.

Na prova de velocidade houve quebras de recordes, conforme noticiado em primeira mão na última sexta-feira. Os brasileiros e sul-americanos que participaram da segunda etapa na competição de bouldering ainda ficaram longe do objetivo da temporada, que é se classificar para uma semifinal de Copa do Mundo.

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC

Nesta 2ª etapa da Copa do Mundo, de um total de 87 posições disponíveis no masculino, Felipe Foganholo ficou em 75º e Rodrigo Hanada em 87º. Entre as mulheres, que disputaram um total de 75 posições, Anja Köhler ficou em 68º e Bianca Castro ficou em 69º.

Depois de disputadas as duas primeiras provas, a Copa do Mundo de Bouldering 2023 viajará para os EUA e continuará com as seguintes provas:

  • 19 a 21 de maio: Salt Lake City (EUA)
  • 2 a 4 de junho: Praga (República Tcheca)
  • 9 a 11 de junho: Brixen (Itália)
  • 14 a 18 de junho: Innsbruck (Áustria)

Miho Nonaka volta a vencer na 2ª etapa da Copa do Mundo

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC

No feminino, nenhuma das favoritas ficou de fora da semifinal. Os topos voltaram a exigir muito das atletas e apenas as três concorrentes que subiram ao pódio somaram dois (de um total de quatro).

A japonesa Miho Nonaka, que não conquistava uma medalha de ouro desde 2018 teve o suficiente para somar uma zona a mais que suas rivais diretas para vencer. Nonaka precisou de mais tentativas que a francesa Oriane Bertone, que ficou em 2º lugar, e Brooke Raboutou, que ficou em 3º lugar.

Mejdi Schalck se consolida como a revelação da temporada

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC

Por causa da chuva antes do início da semifinal, já se sabia que não haveria final, então todos os participantes sabiam que estavam em jogo as medalhas. Os route setters , como de costume nesta rodada, dificultaram bastante as linhas a serem escaladas.

O jovem escalador francês Mejdi Schalck confirmou em Seul que nesta temporada ele será o grande rival a ser batido. Ele conseguiu dois flash tops na final e o menor número de tentativas na zona da segunda linha que lhe rendeu a vitória.

Já são duas medalhas de ouro consecutivas para o jovem francês nesta temporada, que abriu com a vitória em Hachioji (Japão).

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.