Menino de 10 anos encadena via de 11a na França

O escalador francês Théo Blass, de apenas 10 anos de idade, se tornou o mais jovem da história a encadenar a via Saint-Guilhem-le-Désert, graduada como 8c francês (11a brasileiro). Blass é mais jovem que Adam Ondra ou Ashima Shiraishi, que encadenaram o mesmo grau aos 11 anos.

O último grande talento juvenil ganhou as manchetes da mídia especializada em montanhismo foi Illya Bakhmet-Smolesnkyi , que há alguns anos encadenou uma via cotada em 9a francês (11c brasilero), aos 11 anos de idade.

Théo Blass começou a escalar regularmente aos oito anos de idade e, com apenas um ano e meio, passou de vias graduadas em 6b+ (6sup brasileiro) para linhas graduadas em 8b francês (10b brasileiro). No início da quarentena, Théo treinou muito em uma pequena parede, mas depois perdeu a motivação e não se exercitou por um mês.

A via encadenda por Blass exige repertório de movimentos variados e de dificuldade sustentada. É considerada pelos escaladores franceses uma linha muito bonita. Para Théo Blass foram necessários sete ou oito dias de dedicação para conseguir encadená-la.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.