Mendoza exigirá “passaporte de vacinação” para quem visitar o Aconcágua

O cerco aos negacionaistas das vacinas também é intensificado na Argentina, mais especificamente no Aconcágua. O governo da província do estado argentino de Mendoza anunciou ontem, no final do dia, uma série de requisitos para trabalhadores e turistas que planeja ir fazer caminhadas e escaladas ao Parque Provincial Aconcágua durante o verão 2021-2022.

Por meio da resolução 822 do Ministério Argentino do Meio Ambiente e Ordenamento do Território (SAyOT) publicada no Diário Oficial do país, foi aprovado o que foi chamado de “protocolo sanitário” para as atividades no Aconcágua nesta temporada.

O montanhista “deve cumprir as normas sanitárias vigentes no momento de sua entrada no parque provincial do Aconcágua”, destacou um comunicado oficial. O texto indica que o plano é “concretizar diretrizes sanitárias para consignar o Parque Provincial Aconcágua como destino seguro para o visitante”.

“É necessário ter as medidas necessárias para assegurar a minimização do risco de contágio da COVID 19 e suas consequências”, indicou a norma assinada pela Ministra da Saúde, Ana María Nadal, e a titular do Ministério do Meio Ambiente, Humberto Mingorance.

Detalhes dos protocolos no Aconcágua

Para ter acesso ao parque argentino deve ter, entre outros documentos, seguro saúde em regime de COVID-19 que ofereça cobertura completa, incluindo despesas de internação, declaração juramentada indicando se a pessoa teve coronavírus, sequelas e / ou complicações e comprovação de vacinação completa pelo menos 21 dias antes do data da entrada no Parque. Até o momento, o parque é o único local onde o governo provincial argentino confirmou que vai exigir o passaporte de vacinação para qualquer atividade.

O controle ficará a cargo dos prestadores de serviço que, além de processar as autorizações de subida e longas caminhadas, deverão verificar se seus clientes possuem os seguintes documentos:

Seguro COVID-19 que oferece cobertura abrangente , incluindo despesas de hospitalização. No caso de visitantes argentinos, devem apresentar comprovante de trabalho social com cobertura na província.

  • Declaração declarando se a pessoa teve coronavírus, sequelas e/ou complicações.
  • Certificado completo de vacinação: certificado da vacina correspondente de acordo com seu país de origem, sendo a data de aplicação da última dose pelo menos 21 dias antes da data de entrada no Parque.
  • Declaração em que cada participante da excursão declara expressamente que aceita a condição de contato próximo.
    • Se um caso positivo de COVID-19 for detectado e o participante for considerado um contato próximo daquele caso confirmado, ele deverá ser evacuado do Parque, bem como todos os contatos próximos, e será encaminhado para um local de isolamento, por um prazo determinado pela autoridade sanitária provincial, cujas despesas (tratamento médico, estudos e exames, transporte, alojamento, alimentação e todas as demais despesas relacionadas com a quarentena) deverão ser suportadas por ele e / ou pelo seu seguro
  • Resultado do teste PCR ou do teste de anticorpos (testes rápidos) realizado até 72 horas antes da entrada no Parque para escaladores e montanhistas de longa caminhada, cujo custo deverá ser arcado pelo mesmo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.