Membro do COI afirma que adiamento das Olimpíadas para 2021 já foi decidido

De acordo com o jornal norte-americano USA Today, o adiamento das Olimpíadas já foi decidido e provavelmente será realizada em 2021. A declaração foi de um membro veterano do Comitê Olímpico Internacional (COI): ‘o adiamento foi decidido’.

“Com base nas informações do COI, o adiamento foi decidido”, disse Dick Pound em entrevista por telefone. Pound disse ao jornal que a decisão já foi tomada com todos os detalhes a serão divulgadas no próximo mês.

A notícia chega menos de um dia depois que o COI emitiu um comunicado dizendo que “poderia considerar adiar os jogos, mas não os cancelaria”. Essa declaração provocou movimentos dos comitês olímpicos do Canadá e da Austrália para se retirar dos jogos de 2020.

Quando informado dos comentários de Dick Pound o porta-voz do COI Mark Adams disse: “É direito de todo membro do COI interpretar a decisão do conselho executivo do COI que foi anunciada”. No anúncio realizado no último domingo, o presidente do COI Thomas Bach indicou pela primeira vez que adiar os Jogos de Tóquio seria uma possibilidade.

O comitê também deixou claro que o cancelamento definitivo dos jogos não era uma opção.

Canadá e Austrália abandonam os Jogos Olímpicos

O Canadá retirou-se dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e a Austrália rapidamente seguiu a mesma linha. A decisão dos dois potencialmente desencadeará um grande esforço para adiar os Jogos Olímpicos.

“Com o COVID-19 e os riscos associados, não é seguro para nossos atletas, nem para a saúde e segurança de suas famílias e da comunidade canadense em geral, que eles continuem treinando para esses jogos. De fato, isso contraria os conselhos de saúde pública que instamos todos os canadenses a seguirem”, afirmou o Comitê Olímpico do Canadá.

Logo após, Matt Carroll, CEO do Comitê Olímpico da Austrália, realizou uma conferência de imprensa, ecoando efetivamente a decisão do Canadá.”Com as restrições de viagem em vigor, combinadas com a decisão do COI, decidimos planejar a hospedagem dos jogos em 2021 em Tóquio” disse Carroll.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.