Melhores alternativas ao Adobe Acrobat para fazer um guia de escalada em PDF

Já pensou compartilhar seus conhecimentos de escalada em um guia? Conheça as melhores alternativas ao Adobe Acrobat para fazer um guia de escalada em PDF!

Graças à evolução tecnológica e a popularização da internet, obter informações sobre escaladas, como guias e listas de dicas, é muito simples. Se você é praticante da modalidade, pode criar um PDF baseado em sua própria experiência, utilizando softwares diferenciados. Confira as melhores alternativas ao Adobe Acrobat para fazer um guia de escalada em PDF.

A utilidade de um guia de escalada

Um guia de escalada é um documento onde um esportista compartilha seus conhecimentos sobre determinado pico de escalada, ajudando outros escaladores e montanhistas identificar a localização e graduação das vias.

Existem centenas de guias de escalada online, que são compartilhados pelo WhatsApp, por blogs ou mesmo por repositórios de praticantes do esporte. Ainda assim, alguns estão desatualizados enquanto há a falta de guias para algumas localidades.

Imagem: Freepik

Por isso, se você quer compartilhar o seu conhecimento de escalada, pode considerar criar um guia em PDF, que é o formato mais versátil por ser aceito por todos os sistemas operacionais de computador, tablet e smartphone.

Mas, para fazer um guia de escalada em PDF você vai precisar de um software de qualidade! E para fugir do Adobe Acrobat, que tem uma licença com custo expressivo, você pode considerar algumas das melhores alternativas ao Adobe Acrobat, listados a seguir!

Melhores alternativas ao Adobe Acrobat

1. PDFelement

Um dos programas mais completos do segmento, o PDFelement é um editor PDF que apresenta uma série de recursos úteis para a criação de guias de escalada.
Nesse software, o usuário pode tanto criar um documento do zero, configurando o guia da forma que preferir, quanto abrir PDFs ou outros formatos de arquivos prontos, realizando somente a edição na plataforma.
No PDFelement é possível inserir comentários, que podem ser úteis para atualizar dados sobre uma escalada sem realizar uma edição completa. Além disso, a possibilidade de inserção de links externos ajuda a fornecer mais material para quem lê o guia (como dicas de hotéis, livros e até vídeos).

Imagem: PDF element

2. Soda PDF

Outra opção entre as melhores alternativas ao Adobe Acrobat para fazer um guia de escalada em PDF é o Soda PDF, programa que conta com as principais funções de abertura, visualização, criação, edição e conversão do formato.

Imagem: Soda PDF

No Soda PDF, o usuário consegue abrir um PDF e fazer pequenas edições, como a exclusão ou inserção de textos e imagens. Além disso, o software permite realizar a compressão de documentos muito pesados.
Como lado negativo, o Soda PDF é em inglês, o que pode dificultar o entendimento.

3. Nuance Power PDF

O Nuance Power PDF é um software de criação, edição e visualização um pouco mais limitado no quesito recursos, mas ainda assim, consegue atender à maioria dos usuários do formato.

Imagem: Nuance Power PDF

No Nuance Power PDF, é possível abrir os mais diversos formatos de arquivo, mantendo a configuração original com alto nível de fidelidade. Também é possível fazer edições simples e localizar termos dentro de um guia de escalada.

4. PDF-XChange Editor

Mais uma entre as melhores alternativas ao Adobe Acrobat é o PDF-XChange Editor. O programa tem todos os recursos de edição e oferece alta qualidade ao salvar arquivos de fotos (o PDF um dos formatos de imagem mais utilizados no mundo).

imagem: PDF-XChange Editor

No PDF-XChange Editor, o usuário pode editar um PDF existente ou criar um documento dentro da própria plataforma. Visualizar, anotar comentários e inserir ou excluir elementos também são possibilidades.
Apesar de ser um programa com licença de uso, mais de 60% dos recursos são disponibilizados na versão gratuita.

5. Sejda PDF Editor

A Sejda PDF tem um diferencial interessante: ele permite trabalhar online, sem precisar fazer o download do programa no computador. É claro que esse recurso só está disponível quando o usuário tem internet, mas pode ser uma solução interessante para edições rápidas.

Imagem: Sejda PDF Editor

Se você preferir ter o programa no seu computador, pode baixar e instalar o software facilmente. Seus recursos incluem a criação de documento, a edição e a inserção de alguns recursos.

Produzindo seu PDF de escalada

Com tantas opções de software, produzir o seu guia de escalada é mais simples do que parece! Além de ser uma ótima forma de compartilhar conhecimento, esse tipo de guia pode gerar lucro, ao se transformar no chamado infoproduto.

Entre as melhores alternativas ao Adobe Acrobat para fazer um guia de escalada, o programa de maior destaque é o PDFelement, especialmente pelos recursos que permitem uma criação de documento com aspecto profissional.

Por isso, a dica é fazer o download desse ou de outro programa PDF e tirar as ideias da sua cabeça. Certamente, outros escaladores e montanhistas vão ter uma experiência melhor ao contar com um bom guia!

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.