Livro da semana: “Meditação Andando: Guia Para a Paz Interior” – Thich Nhat Hanh

O estado meditativo é o estado onde se cessa a “metralhadora” de pensamentos dispersos da nossa mente. De forma resumida, meditar é não pensar. Pode ser em silêncio, imóvel em posição de lótus (no bom estilo budista), ou pode ser realizando alguma atividade estando totalmente focado, sem pensamentos dispersos.

Monges budistas buscam o estado meditativo em todos os momentos do dia, estando na posição de lótus ou caminhando ou até lavando vasilhas. 100% de atenção e 0% de dispersão.

Foto: Plum Village | https://parabola.org

Inegavelmente, na nossa vida são impostas responsabilidades da civilização ocidental, cada vez mais vivemos imersos ao caos provocado pela agitação e no tumulto. Conseguiria ele transformar o seu ato de caminhar em uma prática que fizesse atividades do corpo, do cérebro, da vontade e do sentimento a um equilíbrio harmônico e à paz interior? Segundo o escritor Thich Nhat Hanh no seu livro “Meditação Andando: Guia Para A Paz Interior”, sim. Na obra, o autor aprofunda a prática do budismo vietnamita, convidando a todos a realizar suas ocupações de modo humanamente salutar.

Segundo dados históricos, o budismo foi introduzido no Vietnã por volta do primeiro século da era cristã (século I). A partir do segundo século, as fontes chineses registraram uma comunidade budista próspera no norte do país, dirigida por dois monges proeminentes, os quais se destacaram pelo séculos seguintes: Mau Bac (Mao po) e Khoung Tang Hoi (K’ang Seng Hui)

O livro procura reeducar as pessoas a caminhar de maneira diferente. Não se trata de um andar qualquer, mas de um andar com método e respiração diferentes, para que se tornem harmônicos. O autor, um dos mestres do zen-budismo mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje (mas também poeta e ativista da paz e dos direitos humanos), oferece aqui suas instruções para esta prática básica de meditação: andar só para sentir o prazer de cada passo, de cada respiração, do céu azul, de cada paisagem e de cada aroma ao longo do caminho.

Thich Nhaat Hanh revela como esta prática simples o ajudou a reconquistar sua própria paz e serenidade durante os momentos difíceis. Durante a guerra no Vietnã renunciou ao isolamento monástico para ajudar ativamente o seu povo e, desde então, tem sempre dado a prática religiosa um empenho social e político pela paz. O autor tem transmitido o budismo tanto a noviços quanto a leigos, não só no Vietnã. No seu exílio na França, assim como também nos diferentes países em que é chamado a comparecer nas conferências de paz, procura difundir seus conhecimentos utilizando elementos da psicologia budista, da epistemologia e da física contemporânea, utilizando muitas historietas para acompanhar o leitor em sua Jornada da atenção consciente para o insight.

O autor acredita que todos necessitam ir além de falar sobre meio ambiente, pois isso levaria as pessoas a experimentarem mais a si mesmos e a Terra como duas entidades separadas, além de perceber que o planeta que habitamos de uma maneira que apenas em termos do que ele pode fazer por nós.

Ficha Técnica

  • Título: Meditação Andando: Guia Para a Paz Interior
  • Autor: Thich Nhat Hanh
  • Edição: 21ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 80
  • Editora: Editora Vozes

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.