Marca outdoor faz parceria com Spinnova para produzir tecidos sustentáveis

A empresa norte-americana The North Face pode fazer casacos e roupas com árvores? Ao que parece sim, de acordo com a nova parceria firmada pela marca com a startup Spinnova.

Firmando parceria com a empresa têxtil Spinnova para produzir tecidos sustentáveis ​​de alto desempenho, a The North Face mostra que a acusação de hipocrisia pela empresa petrolífera Liberty Oilfield Services LLC surtiu efeitos. Conforme relatado pela Revista Blog de Escalda este ano, Chris Wright, CEO da empresa, divulgou um vídeo dizendo que “a grande maioria dos produtos da The North Face, como jaquetas, mochilas, calças para atividades outdoor, camisas, sapatos, bonés, etc., são predominantemente feitos de petróleo e gás que temos tanto orgulho produzir”. O vídeo pode ser assistido aqui.

Spinnova

Nessa semana, The North Face anunciou uma nova parceria com a produtora têxtil sustentável Spinnova. Juntas, as empresas desenvolverão a fibra de polpa de madeira “zero por cento prejudicial” para criar uma linha de produtos totalmente circular.

A tecnologia testada é adequada não apenas para a produção de fibra à base de madeira, mas também para as outras matérias-primas de base biológica. A fibra de Spinnova não contém nenhum plástico e é produzida sem produtos químicos tóxicos, com emissões mínimas de CO2 e uso mínimo de água.

Spinnova pode revolucionar indústria outdoor

Spinnova

A Spinnova é uma empresa finlandesa de materiais sustentáveis que desenvolveu uma tecnologia capaz de transformar a fibra celulósica em fibra para a indústria têxtil, por meio de um processo mecânico. Em 2021, a Spinnova e a brasileira Suzano Papel e Celulose anunciaram planos de parceria para construir a primeira unidade de produção de fibra em escala comercial em Jyväskylä, Finlândia.

A ambição da empresa finlandesa é se tornar um player relevante no mercado têxtil mundial, competindo em custos e qualidade com o algodão e viscose, como a primeira fibra têxtil sustentável do mundo produzida a partir de celulose microfibrilada (MFC) de madeira.

De acordo com o comunicado conjunto das empresas, o esforço “inicia uma jornada rumo à comercialização de produtos sustentáveis”. Se for bem-sucedido, o modelo de produção totalmente circular pode decolar ou inspirar outros titãs da indústria a inovar na mesma direção.

Janne Poranen, presidente-executivo e cofundador da Spinnova, disse em um comunicado: “The North Face é líder em roupas de ar livre sustentáveis. Esta é uma grande oportunidade para continuarmos extraindo os limites do nosso material junto com a The North Face. Nosso objetivo é definir um novo padrão para a indústria em sustentabilidade e alto desempenho”.

As estimativas apontam a produção inicial da The North Face para o final de 2022. Dada a quantidade de pesquisa, teste, configuração, fornecimento e construção que um projeto dessa magnitude exige, um ano não parece muito tempo. Ambas as empresas relatam que a fibra é altamente durável e isolante e, aparentemente, também versátil e apropriada para uma linha de produtos leves como roupas, equipamentos de alto desempenho, calçados e até mesmo roupas de cama.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.