Marca lança tênis de trail running com tecnologia que promete maximizar energia

A marca norte-americana The North Face reformulou sua linha de calçados de trail runing com o novo modelo Vectiv, o qual promete uma nova tecnologia de calçados ultra-rápidos. Em outras palavras, o tênis “ajuda” na performance reutilizando a energia da passada.

Eliud Kipchoge correu uma maratona em 1 hora 59 minutos e 40 segundos em outubro de 2019. Alguns debateram se a façanha de Kipchoge foi tão impressionante quanto parecia, pois a marca é considerada não oficial porque ele correu em um percurso fechado, com pacers, enquanto outros especularam sobre os tênis que usou para fazê-la.

A cada passo, a energia investida na passada é perdida em contato com o solo e absorvida por um amortecimento necessário. Encontrar uma tecnologia que não dissipa essa energia, mas a transforma em impulso para o próximo passo é uma aspiração antiga de todas as marcas de calçados esportivos de corrida.

A partir deste princípio que foi criado o protótipo do Air Zoom Alphafly NEXT, lançado pela Nike e usado por Eliud Kipchoge, uma tecnologia de ponta de um tênis de corrida que comprovadamente faz o que diz: tornou os corredores mais rápidos. Baseada no mesmo princípio científico, a The North Face lança o Vectiv.

Em um comunicado à imprensa, a marca norte-americana descreveu o Vectiv como “arquitetura revolucionária de solado”. Ou seja, as camadas de material de tênis sob seus pés. Não é tanto uma única coisa, como um tipo de espuma ou banda de rodagem, mas algumas coisas trabalhando juntas: uma placa, uma sola intermédia oscilante (curva) e uma sola exterior.

Ao contrário das placas de fibra de carbono nos sapatos da Nike, a placa 3D Vectiv patenteada pela The North Face fica diretamente sob os pés e envolve as bordas para ajudar a travar o pé enquanto o impulsiona para a frente. De acordo com a empresa, esta posição também aumenta a longevidade do calçado pois a placa ajuda a dissipar o impacto nas camadas de espuma abaixo dela.

A priori, todos os sapatos com tecnologia Vectiv são concebidos para longas distâncias, embora analisando-os detalhadamente é possível verificar que se trata de uma afirmação que admite qualificações. Assim, encontramos calçados mais reativos ou acolchoados com a mesma tecnologia dependendo do tipo de material da placa e da composição da entressola.

O recurso comum são as plataformas 3D. Mas dependendo do passo para o qual cada modelo foi projetado, em fibra de carbono, Pebax ou termo poliuretano, eles também serão muito adequados para distâncias mais curtas e explosivas, ou mais longas e para as quais é necessária mais ajuda.

A marca afirmou que tênis não tem data definida para chegar no mercado brasileiro. Nos EUA o tênis custa: US$ 200.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.