Marca lança saco de dormir feito de aerogel que suporta -40°C

A marca iniciante no mercado Biigloo lançou um um saco de dormir que usa uma única camada de aerogel junto com o tecido ecologicamente correto DuPont Sonora (polímero baseado em plantas) para torná-lo a peça de equipamento isolada mais eficaz em suas viagens de montanhismo.

Aerogel é um material sólido poroso extremamente leve derivado de um gel, cuja parte líquida foi substituída por um gás. Daí vem seu nome: ar e gel. Inventado por Samuel Stephens Kistler em 1931, o material já foi utilizado como isolante térmico em construção civil e é usado em sacos de dormir usados por militares.

Apesar dele ser normalmente feito com sílica gel, ele também pode ser produzido a partir de outras substâncias, como carbono e óxido de alumínio. Aerogel é composto de 97% de ar, mantendo as propriedades estruturais de um sólido e tem outras propriedades físicas únicas, sendo uma delas é o isolamento contra o calor (condutividade térmica de 0,023 W/m K a 100 °C).

aerogel

Assim, além de ser o sólido mais leve do mundo, também é um excelente isolante térmico e tem sido usado em várias missões a Marte para proteger componentes críticos do calor e do frio. Forrando um saco de dormir com aerogel é possível ter um equipamento mais eficaz para resfriados extremos.

A superfície externa do saco de dormir é integrada com nylon ultrafino para a melhor resistência à abrasão e resistência ao rasgo. Assim, o saco de dormir absorve 90% menos umidade. É, ainda, mais ventilado do que os materiais não tratados, para que o corpo do usuário fique seco e confortável.

Desta premissa que nasceu o Biigloo, com apenas 1 milímetro de aerogel faz o que nem o Gore-Tex consegue: fornecer isolamento mesmo em temperaturas tão baixas quanto -40°F / -40°C. O design do equipamento promete ser muito confortável e mantém os campistas aquecidos, garantindo ergonomia ao elevar os pés enquanto dormem. É fechado por um zíper que pode ser operado sem problemas.

aerogel

aerogel

O uso de uma película de 1 mm aerogel dispensa o uso do equivalente a 30 mm de plumas de ganso, fazendo com que o produto fique com 1,810 kg e ocupando o espaço de 35 litros. O saco de dormir é enganosamente leve, já que o aerogel é uma das substâncias menos densas do planeta.

O Biigloo vem nos tamanhos Regular e Long, com um preço de US$ 189 (R$ 974,00).

Para saber mais detalhes: https://www.kickstarter.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.