Marca lança corda de escalada feita de material reciclado

Depois de muitos anos de trabalho de desenvolvimento, a marca alemã de equipamentos para técnicas verticais Edelrid consegue produzir uma corda que consiste em metade de cabos reciclados: O NEO 3R 9.8 mm. Pode parecer pouco, mas é um marco em termos de produção sustentável de cordas.

Isso porque reciclar plásticos como a poliamida geralmente não é uma coisa difícil. Na verdade, a Edelrid já fabricava produtos com cordas reciclados no passado. Mas este processo é muito mais difícil com cordas dinâmicas.

A primeira corda de reciclagem do mundo estará disponível a partir de 2021: O NEO 3R 9.8 mm. Esta corda consiste em 50% de cabos reciclados. Por que apenas 50%, muitos perguntarão agora? Devido à pequena quantidade e ao complexo processo de produção, a reciclagem de fios é atualmente cerca de três vezes mais cara do que os fios novos convencionais.

Por que é difícil usar material reciclado na corda?

Via de regra, o processo de reciclagem leva a um material inferior, o qual não era usado em cordas dinâmicas. Até agora não foi tecnicamente viável fabricar cordas deste material que atendam aos elevados requisitos de segurança da BS EN 892:2012+A1:2016, norma europeia que especifica os requisitos de segurança e métodos de teste para cordas dinâmicas (cordas simples, meio e duplas) na construção de kernmantel para uso em montanhismo, incluindo escalada.

Após seis anos de pesquisa intensiva em colaboração com vários institutos e programas de financiamento do governo alemão, finalmente a marca teve sucesso no desenvolvimento de um método para a fabricação de cordas totalmente certificadas de acordo com a EN 892 / UIAA a partir de cordas de pré-consumo reutilizadas. Como resultado, as sobras de corda da produção são usadas diretamente de volta para o ciclo de produção e, assim, conservar os recursos.

Para isso, o material inicial é moído em um processo de várias etapas e processado em aglomerados e grânulos. Em comparação com o material moldado por injeção, que é fácil de fabricar, o desafio agora é obter material fiável a partir do qual podem ser produzidos fios de alta resistência. Além disso, os fios de alto desempenho devem se harmonizar com outros materiais reciclados e novos, ou seja, complementam-se positivamente.

Esta é a única maneira de garantir que os elevados requisitos em termos de resistência, alongamento, etc. sejam atendidos. As máquinas e todo o processo de fabricação também devem ser modificados para tal corda.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.