Marca divulga video comemorativo do modelo de sapatilhas de escalada mais icônico que revolucionou a indústria

A marca italiana La Sportiva, especializada na fabricação de calçados para atividades de montanha está comemorando neste ano de 2016 as bodas de prata de seu modelo mais icônico: Sapatilha de escalada Mythos. Nascida no ano de 1991 a sapatilha de escalada quando lançada à época foi uma grande revolução aos calçados de escalada em rocha. O projeto do designer Giuliano Jellici contemplava escaladores que precisavam de um calçado confortável e, ao mesmo tempo, com precisão para escaladas tradicionais.

Sapatilhas de escalada para escalada esportiva, que vivia uma popularização à época, e tradicional possuem requisitos bem distintos e que às vezes parecem conflitantes. O ponto médio entre estas diferenças foi encontrado por Jellici que á época agradou a comunidade consagrando-se como dos modelos mais vendidos da empresa e um dos mais utilizados no mundo.

sapatilhas-de-escalada-1

Seu conforto e precisão foram tão impressionantes que maioria esmagadora dos escaladores de Yosemite (a meca da escalada tradicional) a adotaram como seu modelo “oficial” (apelidada carinhosamente de Yosemite shoe). Não há estatísticas oficiais mas estima-se que aproximadamente 80% das pessoas de Yosemite usavam o modelo Mythos para as escaladas no lugar. Parte do aspecto revolucionário da sapatilhas, além do conforto e precisão, é explicado por um motivo relativamente simples: um par de Mythos era substancialmente mais barato que a grande rival da época a 5.10. O curioso é que a empresa americana fabricava os modelos em próprio solo americano e mesmo assim eram mais caro que o modelo que era manufaturado na Itália.

Graças ao modelo Mythos, aliado à qualidade inigualável do design da marca em todos os seus modelos, a La Sportiva vende nos EUA mais sapatilhas de escalada que todos os fabricantes americanos juntos. Por ser o modelo tão importante para a história da marca italiana neste ano de 2016 será lançado um modelo comemorativo dos 25 anos da Mythos (conforme anunciado em primeira mão pela Revista Blog de Escalada)
sapatilhas-de-escalada-2

História da La Sportiva

A marca La Sportiva foi fundada em 1928 pelo italiano Narciso Delladio, quando trabalhava como sapateiro fazendo botas (de couro e madeira) e tamancos para fazendeiros e lenhadores da região das Dolomitas, mais precisamente no vale de Fassa e Fiemme. As Dolomitas formam uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais no norte da Itália, na qual estão as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone.

Na Segunda Guerra Mundial, ajudou soldados italianos fornecendo botas de montanhismo.

No ano de 1950, quando seu filho Francesco Delladio começou a trabalhar com Narciso,  iniciou a produção de botas para ski, quando introduziu o nome da marca La Sportiva (“A esportiva” em tradução livre). Com o sucesso da empresa, devido à qualidade dos calçados, os filhos Lorenzo, Luciano e Marco se juntaram a Narciso Delladio.

sapatilhas-de-escalada-3

A partir dos anos 1980, a empresa decidiu investir mais intensamente em calçados para escalada, pois vislumbraram uma explosão do esporte no mundo. Atualmente a marca é considerada das mais importantes empresas de calçados para montanhismo, escalada e ski em todo o planeta.

A marca quase se fundiu com a gigante do mercado outdoor The North Face no ano 2000, mas as negociações não evoluíram por conta de várias mudanças no tratado. Hoje a empresa funciona em Ziano di Fiemme, cidade a 40 km de Trento, aos pés das Dolomitas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.