Mais um escalador morre em El Chalten

Um novo acidente fatal ocorreu nesta terça-feira nas montanhas da região de El Chaltén. Um escalador argentino morreu após ser atingido por uma rocha que caiu da parede, fazendo com que despencasse vários metros abaixo.

O acidente aconteceu pela manhã da última terça-feira, dia 30 de janeiro, na zona de Niponino, base do Cerro Torre, enquanto duas pessoas escalavam o Cerro Mocho (1.953 m). Quando o alarme foi disparado, uma operação de resgate foi acionada, que incluiu a chegada de um helicóptero do Exército.

A informação é que o jovem escalador argentino, cuja identidade ainda não foi revelada, já estava morto. A temporada 2022/2023 está marcada por diversos acidentes fatais na área: até o momento desta publicação já são cinco.

Cinco acidentes fatais na temporada de El Chalten

El Chaltén

Em 19 de dezembro, ocorreu a primeira morte, do suíço Christoph Klein (48 anos), que tentou escalar a Aguja Standhart. Seu corpo não pôde ser resgatado e ele ainda permanece na montanha. Ele caiu enquanto descia e, segundo relatos, ele não conseguia mais enfiar sua piqueta no gelo “porque o gelo era duro como concreto”. Ele caiu 500 metros.

O outro evento fatal ocorreu na noite de Natal, quando a escaladora norte-americana Cassandra Doolittle, de 25 anos, estava descendo Aguja Guillaumet (2.573 m) sozinha. Na descida o tempo piorou rapidamente e ela perdeu seus equipamentos e morreu de hipotermia.

Conforme publicado por um usuário no site de escalada do Mountain Project, naquela noite a família da jovem recebeu uma mensagem de emergência de seu telefone via satélite. O corpo da mulher foi encontrado no dia 27 de dezembro e o resgate foi concluído no dia 1º de janeiro.

Já em 2023, em 19 de janeiro, os espanhóis do País Basco Iker Bilbao e Amaia Agirre foram arrastados por uma avalanche que desceu do Fitz Roy, na área conhecida como La Brecha de los Italianos. Seus corpos também permanecem cobertos pela neve.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.