Venho a saber, via blog Ecos da montanha que há mais um local de escalada que aguarda presença dos “onzemo” gradistas para a confirmação daquilo que pode ser mais um 11a pertencente aqui no Brasil.
Como foi conversado com amigos escaladores da Argentina este fim de semana, o 11a brasileiro é nada mais do que o 8c Francês ou 5.14b americano. Ainda há a expectativa de confirmação de mais vias desta graduação aqui no Brasil.
Isso, claro, considerando que a via “A dor é o Poder” seja confirmada como o 11a brasileiro utilizando o já polêmico critério de que “somente um escalador que já tenha encadenado uma via desta graduação várias vezes possa determinar o grau da via”.
Fica pelo menos a indicação do blog de escalada a quem esteja neste nível avançado de escalada que vá lá e tente.
mais detalhes: http://ecosdamontanha.blogspot.com/
Pelas minhas contas até o momento existem 4 locais com projetos de 11º grau:
1 – Na gruta de Caxias do Sul “Disciplina não ter, jedi nunca será”2 – Na serra do Cipó “Cabra da Peste”3 – Em Corupá – Perdeu Playboy projeto 11a / Garoto Bangbang projeto 11a ou mais4 – Em Água Fria-GO(Belchior) – “Central do Brasil “

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.