Maior cadeia de lojas outdoor canadense é vendida para grupo norte-americano

A Mountain Equipment Co-op (MEC), a maior rede de lojas outdoor do Canadá, com 22 lojas no total, anunciou que seu conselho de diretores aprovou por unanimidade um acordo no qual uma empresa de investimento privada dos EUA, com sede em Los Angeles, irá adquirir os ativos da MEC, incluindo a maioria de suas lojas de varejo.

A MEC, sediada em Vancouver, disse que a transição de uma estrutura cooperativa para uma subsidiária da Kingswood Capital Management é necessária para garantir um futuro estável para o negócio.

Toda a comunidade do universo outdoor do Canadá lamentou a transação. Para que se tenha uma ideia do impacto cultural nos esportes outdoor do Canadá, é o equivalente a uma empresa privada da Argentina, ou Chile, adquirir uma rede de lojas brasileira. A médio prazo, segundo se especula nos bastidores, será o aumento gradual dos preços e o abandono das filosofias básicas da MEC.

Conheça a MEC

Uma das comunidades de praticantes mais unidas de todo o mundo é a canadense. Com forte senso coletivo, reforçado pela cultura de consciência social canadense, a força da comunidade se consolidou nos anos 1970 em uma cooperativa de lojas.

Além disso, a história da Mountain Equipment Co-op é também inspiração para que a comunidade de todo o mundo aprenda a importância do empreendedorismo na área.

No ano de 1970, um grupo de escaladores de Vancouver em uma viagem ao Monte Baker (3.286 m) foi forçado a entrar em suas barracas durante uma tempestade. Nos dias seguintes, os montanhistas discutiram o quanto estavam cansados ​​de ter que dirigir de Vancouver (Canadá) a Seattle (EUA) para comprar equipamento de escalada.

O grupo decidiu abrir uma cooperativa para vender equipamentos para atividades outdoor no Canadá. Quando voltaram decidiram que o negócio seria uma cooperativa de consumidores com um número ilimitado de participações iguais e que venderiam equipamentos para escalada, montanhismo, esqui alpino e caminhadas.

Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos. Todos os integrantes de uma cooperativa são sócios e todos têm o mesmo poder de voto.

A assinatura custou apenas CAN$ 5, mesmo valor cobrado para os dias de hoje. Eles o chamaram de Mountain Equipment Co-op. O equipamento foi marcado com 20%. Os membros da cooperativa exibiam o equipamento nas reuniões do clube. Nos primeiros três anos, foi administrado por voluntários e sem funcionários.

Era uma espécie de compra coletiva. O primeiro catálogo, uma única página, foi digitada e colada em uma porta no prédio da União dos Estudantes da UBC. O número de membros aumentou para 250 no final do ano. Em 1974, havia 700 membros. Em 1979, a cooperativa iniciou uma marca própria chamada Serratus Mountain Products.

Em 2017, a cooperativa tinha cinco milhões de membros. Em 2013, a Mountain Equipment Co-op mudou a marca para MEC e revelou seu primeiro logotipo redesenhado desde sua fundação em 1971.

Após o anúncio da venda, membros do MEC expressaram seu descontentamento com o negócio nas redes sociais. O negócio ainda está sujeito a aprovações judiciais e regulatórias.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.