Magnésio Upsalite: A nova revolução para escalada esportiva e boulder?

O produto conhecido como carbonato de magnésio (MgCO3), largamente utilizado por escaladores esportivos, ginastas e levantadores olímpicos, praticante de CrossFit, entre muitas outras modalidades, é usado largamente. O seu uso é tão intenso, que faz parte do cotidiano de academias contratarem faxineiras para retirarem o excesso do pó do estabelecimento.

Por volta do ano de 2013, cientista Maria Strømme e seus colegas da Universidade de Uppsala, na Suécia, criaram um carbonato de magnésio desordenado sem água. O material foi chamado de Upsalite, com capacidade de absorver muito líquido. A versão “superabsorvente” do carbonato de magnésio quebrou o recorde mundial de área de superfície e absorção de água.

O pó branco resultante do processo é seco e é uma forma quimicamente refinada de carbonato de magnésio. Só que muito seco, pois retém até 10 vezes mais umidade do que o magnésio convencional.

Além disso, Upsalite é incrivelmente poroso e, portanto, retém a umidade de forma sustentável.

Cientistas descobriram acidentalmente este novo material, o qual pode se tornar uma arma milagrosa na escalada: carbonatos de magnésio mesoporosos, ou Upsalite, para abreviar. A empresa norte-americana Black Diamond já tem o material e começou a implementar em seu catálogo.

Ainda pouco conhecido do público escalador, a BD espera que seu carbonato de magnésio Pure Gold (o qual possui 100% Upsalite) caia no gosto da comunidade de escalada. Seu magnésio batizado de Black Gold possui apenas 10% Upsalite. Pure Gold pode ser comprado individualmente e adicionado a qualquer magnésio para melhorar o desempenho, pois é, segundo a empresa, Upsalite refinado.

O Upsalite não é usado apenas para tirar o suor de quem pratica exercícios. Desde sua descoberta, o material ultra absorvente encontrou uma série de aplicações, desde a limpeza de resíduos tóxicos até o uso dessecante cirúrgico.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.