Lydia Bradey: A primeira mulher a subir o Everest sem oxigênio suplementar

Foi divulgado na semana passada um curta-metragem sobre Lydia Bradey, uma montanhista da Nova Zelândia que em 1988 se tornou a primeira mulher a subir o Monte Everest sem oxigênio suplementar.

Reinhold Messner e Peter Habeler estabelecerem um novo padrão para o alpinismo no Himalaia ao se tornarem, em 8 de maio de 1978, os primeiros a subir o Monte Everest (8.848 m) sem oxigênio suplementar.

Dez anos depois Lydia Bradey seguiu seus passos e, em 14 de outubro de 1988, tornou-se a primeira mulher chegar ao cume da montanha mais alta do mundo, no mais puro dos estilos.

A polêmica

Foto: http://en.wikipedia.org

Bradey tinha acabado de completar 27 anos e decidiu tentar a rota mais popular seguindo outras equipes que operavam na montanha. Mas com um pequeno detalhe: essencialmente por conta própria.

Ela subiu do Acampamento 2 para o Acampamento 4 no dia 13 e continuou no dia 14 no Col Sul, ficando atrás de uma equipe espanhola que usava oxigênio suplementar. Apesar de ter subido sozinha e sem ter fixado as cordas chegou ao cume principal por volta das 16h.

Lydia Bradey voltou, totalmente exausta, para a barraca logo depois de anoitecer. Sozinha no colo sul, descansou até o meio-dia do dia seguinte e depois desceu ao acampamento 2, antes de retornar em segurança ao acampamento base no dia 16 de outubro.

A subida solitária e sem uso de oxigênio suplementar de Bradey foi tão notável que, infelizmente, foi recebida com absoluta descrença por alguns. Muitos montanhistas criaram controvérsia e iniciaram uma longa disputa por reconhecimento.

Para dificultar mais ainda, Bradey subiu sem uma permissão para a rota que fez, o que fez com que, inicialmente, se omitiu de reivindicar o cume por medo de ser banida da montanha por 10 anos.

Bradey recebeu uma proibição de dois anos, mas depois restabeleceu sua reivindicação de cume. O fim da controvérsia terminou quando a Associação dos Clubes Alpinos da Nova Zelândia aceitou sua ascensão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.